Sessão Assíncrona


SA7.2 - TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42133 - SEGURANÇA E QUALIDADE ASSISTENCIAL NA ÓTICA DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
FABRÍCIA PAOLA FERNANDES RIBEIRO DOS SANTOS - DISCENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA – PROFSAÚDE. FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL., DÉBORA DUPAS GONÇALVES DO NASCIMENTO - DOCENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA – PROFSAÚDE. FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL., INARA PEREIRA DA CUNHA - DOCENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA – PROFSAÚDE. FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL.


Apresentação/Introdução
A Cultura de Segurança do Paciente reconhece a segurança como elemento central da qualidade em saúde, devendo integrá-la à missão e aos objetivos da organização, como indicador para o desenvolvimento de projetos e formas de trabalhar. Faz-se necessário compreender a percepção do cirurgião-dentista sobre os desafios da segurança e qualidade, a fim de propor intervenções que fortaleçam a temática.

Objetivos
Conhecer a percepção dos Cirurgiões-Dentistas atuantes na APS sobre qualidade em saúde e segurança do paciente.

Metodologia
O estudo de caráter transversal é um recorte qualitativo de pesquisa que foi desenvolvida com Cirurgiões-Dentistas da Atenção Primária em Saúde do Distrito Federal do Mato Grosso do Sul, no período de abril a agosto de 2021. Abordou 736 profissionais. Na coleta de dados aplicou-se um inquérito on-line, por meio do aplicativo Survey Monkey®, utilizando-se e-mails e disparo em grupos WhatsApp®. O questionário empregado continha questões sociodemográficas, inquérito sobre eventos adversos e aplicação do questionário Medical Office Survey on Patient Safety Culture, com questão discursiva. Aplicou-se a análise de conteúdo e verificação dos núcleos de sentido contidos nos trechos analisados.

Resultados
Do total de participantes (736), 70 (9,51 %) responderam à questão discursiva. A análise do conteúdo identificou 5 categorias relacionadas à segurança e qualidade assistencial no serviço: Infraestrutura e recursos, Processo de trabalho, Gestão e Educação Permanente em Saúde. Relataram-se dificuldades relacionadas à estrutura do serviço público, falta de acesso a equipamentos essenciais ao correto diagnóstico e a materiais de consumo e dificuldades no registro de prontuários. Ressaltou-se a presença de desvalorização salarial, alta demanda de pacientes, escassez de materiais para o atendimento e falta de comunicação. Sugeriu-se a divulgação de programas e educação continuada.


Conclusões/Considerações
Os cirurgiões-dentistas atuantes na APS identificaram desafios para assegurar a qualidade em saúde e segurança do paciente, que perpassam pela infraestrutura, processos de trabalho, gestão e educação permanente. Os achados desmotivam os profissionais e podem contribuir de forma negativa com ações voltadas para a diminuição de danos. Essas informações podem colaborar com estratégias que promovam ações que versem sobre a qualidade e segurança.