Sessão Assíncrona


SA7.2 - TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42117 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAUDE DO TRABALHADOR NA PANDEMIA COVID19: UMA EXPERIENCIA EXITOSA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
JÉSSICA PINHEIRO CARNAÚBA - UFC, LUCENIR MENDES FURTADO MEDEIROS - UNIVS, MARIA JACIELMA ALVES DE MELO ARAUJO - UNIVS, ANA KAREN PEREIRA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE MOMBAÇA -CE, ERIKA RACHEL PEREIRA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE MOMBAÇA –CE, MARLI TERESINHA GIMENIZ GALVÃO - UFC


Período de Realização
Mês de outubro de 2021

Objeto da experiência
Realizar uma intervenção para a promoção da saúde de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a partir do uso das Práticas Integrativas e Complementares (PIC)

Objetivos
Relatar a experiência com o uso das PIC, em uma Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS), da cidade de Mombaça, Ceará na pandemia da covid19.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. A ação foi realizada por uma Enfermeira Acupunturista e outra com curso de Auriculoterapia, em alusão a data comemorativa ao dia do ACS, em uma sala privada, decorada com diversas mandalas, com temperatura e iluminação ajustadas. Participaram 10 ACS. Foram utilizadas práticas institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)

Resultados
Primeiro, realizamos um escalda pés com ervas. Em seguida, meditação guiada com foco na autocura e respiração consciente. Após, uma massagem nos pés com o uso de óleo de lavanda. Ao final, prosseguiu-se com auriculoterapia, usando sementes de mostarda nos acupontos para imunidade, proteção cardiovascular e diminuição da ansiedade e estresse. Após a atividade foi possível perceber que os participantes sentiram-se mais relaxadas, além de despertar a curiosidade sobre as PIC.

Análise Crítica
Ao pensar em estratégias que possam contribuir para a saúde dos profissionais, surgem as PIC com vistas a despertar mecanismos naturais para a prevenção de doenças e recuperação da saúde, através de tecnologias efetivas, seguras, de fácil acesso e baixo custo. Essas práticas entendem que as doenças estão relacionadas à desarmonização do organismo, em que o adoecimento estaria relacionado ao desequilíbrio energético.

Conclusões e/ou Recomendações
A saúde dos trabalhadores do SUS necessita de maior atenção. É necessária a institucionalização de ações que promovam saúde do trabalhador, para que estes possam exercer suas funções com qualidade. As PIC têm o seu potencial quanto a proporcionar o bem-estar físico e mental, auxiliando na redução o estresse e prevenção do adoecimento.