SA7.2 - TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42069 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTAES EM SAÚDE: PROMOVENDO SAÚDE AOS PROFISSIONAIS NO AMBULATÓRIO DA DOR NO CÂNCER E CUIDADOS PALIATIVOS CAMILLA YTALA PINHEIRO FERNANDES - URCA, FRANCISCO IDELFONSO DE SOUSA - URCA, VALDÍLIA RIBEIRO DE ALENCAR ULISSES - URCA, MAURICIO LIMA DA SILVA - URCA, ANA PAULA PINHEIRO DA SILVA - URCA, YOLANDA RAKEL ALVES LEANDRO FURTADO - URCA, THAÍS ELLEN CAVALCANTI LÔBO - URCA, TONNY MEDEIROS ALVES - URCA, OZEIAS PEREIRA DE OLIVEIRA - URCA, MARIA ANELICE DE LIMA - UFCA
Período de Realização A ação ocorreu no dia 25 de maio de 2022, no centro de especialidades do município de Crato, Ceará.
Objeto da experiência A ação foi destinada aos profissionais de saúde que atuam na assistência do Ambulatório da Dor no Câncer e Cuidados Paliativos
Objetivos Como objetivo relatar a experiência de vivências em ação executada por terapeutas holísticos na oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Ambulatório da Dor no Câncer e cuidados Paliativos.
Metodologia Relato de experiência de ação executada por membros do Projeto de Extensão em PICS, da Universidade Regional do Cariri, em Crato-CE, para dezoito profissionais do Ambulatório da Dor. As PICS ofertadas, reiki, massoterapia, ventosaterapia, auriculoterapia e quiropraxia. As sessões em média duraram vinte minutos, ocorrendo em salas distintas, com música relaxante e baixa luz. Foram ofertados 30 atendimentos, após solicitado aos profissionais, feedback quanto à satisfação com a terapia.
Resultados Nosso estudo aponta para quantitativo de 100% dos participantes satisfeitos com o recebimento das terapias PICS, os quais declararam após o término da sessão, sensações de diminuição da ansiedade e de dor, calma, bem estar, leveza, tranquilidade, sonolência, relaxamento muscular.
Análise Crítica O trabalho pode gerar estresse, repercutindo negativamente na saúde do trabalhador, corroborando ao risco de estresse ocupacional. Nesse contexto, destacam-se os profissionais que atuam com o câncer e cuidados paliativos, estando expostos diariamente a situações desencadeadoras de conflitos. Nessa perspectiva as PICS surgem como um cuidado integrativo e colaboram para promoção da saúde desses profissionais, no entanto, há distanciamentos entre a política nacional de PICS e a oferta no SUS.
Conclusões e/ou Recomendações Há necessidade de ofertar as PICS para profissionais do SUS e maior número de profissionais com formação em PICS. Como também instituições de Ensino Superior que contemplem tais práticas em seu currículo acadêmico e gestão municipal implantar a política nacional de PICS. Assim, percebeu-se que essa ação foi significativa como promotora de saúde e incentivadora para o cuidado em saúde, despertando a visão destes profissionais acerca da temática.
|