SA7.2 - TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40922 - ANÁLISE DO PERFIL DE SAÚDE DOS TRABALHADORES DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE YGOR BRUNO SILVA SANTOS - ASCES, BRENDA FERNANDA GUEDES - ASCES, PATRICIA FERNANDA FACCIO - ASCES, CLAUDIA DE LIMA RODRIGUES SOUZA - FIOCRUZ/PERNAMBUCO
Apresentação/Introdução A saúde do trabalhador é considerada um conjunto de ações que visa a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, considerando que o processo saúde-doença tem uma relação direta com o dia-a-dia no trabalho, aspectos pessoais, psicológicos (estresse ou ansiedade), sociais ou insatisfações profissionais, além de serem portas de entrada para agravos ainda maiores.
Objetivos Analisar o perfil dos trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) pertencentes ao Município de Caruaru-PE.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, realizada em maio de 2022, no município de Caruaru-PE, com 16 trabalhadores das UBS José Liberato I e José Liberato II, sendo 04 do sexo masculino e 12 do feminino, para análise do perfil foi aplicado o questionário DASS-21 (versão resumida do DASS-42). O instrumento conta com 21 questões, divididos de forma igualitária em três domínios diferentes (depressão, ansiedade e estresse), cada domínio é respondido com pontuações de 0 à 3. Os escores finais foram calculados por uma soma da pontuação adquirida em cada área multiplicado por 2, resultando em um escore de 0 à 42 por domínio.
Resultados Os dados foram analisados utilizando o software Microsoft Excel em tabela, com base nos 16 questionários analisados pode-se observar as médias nos escores dos três domínios: depressão = 7,75; ansiedade = 8 e estresse = 19, podendo assim classificar a média dos 16 trabalhadores das UBS nos três domínios como: normal, leve e moderado respectivamente, e se dividir por trabalhadores do sexo masculino e feminino se obtém as seguintes médias, no masculino: depressão = 11; ansiedade = 6,5 e estresse = 19,5 classificando-os em: leve, leve e moderado respectivamente, já o sexo feminino: depressão = 6,7; ansiedade = 8,5 e estresse = 13,5 classificando-os em: normal, leve e leve respectivamente.
Conclusões/Considerações Conclui-se que ambos os sexos possuem um escore maior no domínio estresse, tanto avaliado individualmente quanto como um todo, é necessário um olhar ampliado para os resultados observados, pois a causa da ansiedade e do estresse é multifatorial, podendo ser uma combinação entre fatores sociais, de trabalho e etc. Os resultados demonstram a necessidade de criar intervenções para a melhoria da saúde mental desses trabalhadores.
|