SA7.2 - TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40733 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO OPTATIVO DE RESIDENTES EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NUMA MATERNIDADE DE REFERÊNCIA EM PARTO HUMANIZADO ALINE GUIMARÃES DA SILVA - UNIMONTES, BRUNA KATERINE GODINHO GOMES - UNIMONTES, CLARA DE CÁSSIA VERSIANI - UNIMONTES, EVELINE NOGUEIRA DE CASTRO E OLIVEIRA - UNIMONTES, SIBYLLE EMILIE VOGT - UNIMONTES
Período de Realização A experiência ocorreu no Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte (MG); no mês de Abril de 2022.
Objeto da experiência O estágio optativo favorece a troca de saberes entre os profissionais envolvidos na assistência e na promoção da saúde centrada na pessoa.
Objetivos Impulsionar a aquisição do conhecimento nas diversas dimensões do cuidado; eleger o espaço de aprendizagem como lugar democrático; além de contribuir na aquisição de competências a partir das vivências pessoais no uso de boas práticas da enfermagem obstétrica na assistência ao parto.
Metodologia A metodologia é baseada na atuação prática nos diversos setores do hospital acompanhados por preceptores capacitados no serviço, contribui para o uso apropriado de tecnologias do cuidado e o desenvolvimento de habilidades em saúde; além de garantir o resgate do parto normal sem intervenções desnecessárias. Durante o período de 30 dias o estágio faz-se uma avaliação formativa do processo ensino-aprendizagem com o intuito de orientar, reforçar e corrigir as práticas realizadas.
Resultados A residência de enfermagem obstétrica propicia o contato com a proposta de parto humanizado em consonância com o Programa Rede Cegonha. No período analisado do estágio optativo foi evidenciado que conhecer a realidade de outra instituição de ensino e prática sobre promoção, prevenção e humanização e de grande valia para uma formação de qualidade para o profissional, e que o conhecimento agregado pode ser transferido para melhorar o atendimento com as gestantes de forma holística.
Análise Crítica As práticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e a política de assistência integral à saúde da mulher são um desafio na redução da mortalidade materna e infantil. Desenvolver o saber-fazer num ambiente acolhedor de diálogo e construção de decisões conjuntas impacta significativamente a observância e a garantia dos direitos humanos.
Conclusões e/ou Recomendações O residente de enfermagem em obstetrícia, sendo um profissional em busca da qualidade da assistência tem a possibilidade de realizar estágio opcional como atividade educacional facultativa, a qual tem por objetivo possibilitar a vivência em ambientes considerados importantes para a aprendizagem. Espera-se que este relato de experiência contribua auxiliando muitos enfermeiros no enfrentamento de desafios locais e globais e nos indicadores de saúde.
|