Sessão Assíncrona


SA7.2 - TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40231 - SEGURANÇA PSICOLÓGICA NO TRABALHO NA PERCEPÇÃO DE LÍDERES DO HOSPITAL DA MULHER CAISM/UNICAMP
DANIELE TEODORO - UNICAMP, FLÁVIA ZANINI - UNICAMP


Período de Realização
Dois grupos distintos em 28 de abril de 2022, com duração de 2 horas cada.

Objeto da experiência
Os encontros promoveram reflexões sobre segurança psicológica no trabalho aos líderes do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism)



Objetivos
Propiciar aos líderes um espaço de interação, reflexão e aprendizado sobre segurança psicológica no trabalho; sensibilizar os líderes na percepção de seu ambiente de trabalho; preparar os participantes para o trabalho em grupo e para os encontros futuros já planejados.


Metodologia
Atenderam ao convite 30 gestores, que foram divididos em duas turmas. Material expositivo com apresentação de slides e vídeo foi utilizado para a introdução do tema. Posteriormente, em uma dinâmica de grupo, os participantes responderam à pergunta: Como eu me sinto em meu ambiente de trabalho? Após reflexão individual, foram divididos em subgrupos, receberam as respostas de outros participantes, refletiram sobre a percepção dos colegas e construíram uma nuvem de palavras com as respostas.


Resultados
Os participantes criaram uma nuvem de palavras com os sentimentos levantados ao refletirem sobre o ambiente de trabalho. As mais frequentes foram acolhimento, segurança, insegurança, desrespeito, respeito, cansaço, aprendizado e feliz. A atividade propiciou a reflexão sobre segurança psicológica no trabalho e o compartilhamento sobre a percepção do ambiente profissional. Ainda despertou a sensação de corresponsabilidade pela segurança psicológica no trabalho e o interesse por novos encontros.

Análise Crítica
De forma geral, os líderes trouxeram a necessidade de mais espaços de interação, troca e capacitação, e em um local diferente de sua atuação profissional. O grupo levantou muitos aspectos positivos sobre o ambiente de trabalho que precisavam ser mantidos e outros que precisavam ser tratados e aprimorados. Houve percepções antagônicas sobre o ambiente de trabalho por parte dos líderes, mas o compartilhamento dessas percepções levou a uma conexão com as necessidades dos colegas.

Conclusões e/ou Recomendações
Espaços de troca envolvendo dinâmicas de grupo para reflexão de temas relacionados à qualidade do ambiente de trabalho contribuem para a segurança psicológica dos trabalhadores, especialmente em centros de saúde. Eles propiciam não apenas trocas de experiências, mas também reflexões, percepções compartilhadas e construções coletivas para a melhoria do ambiente profissional. Espaços como este poderiam ser permanentes nessas instituições.