Sessão Assíncrona


SA7.2 - TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39359 - EXPERIÊNCIAS DE UM PSICÓLOGO RESIDENTE EM SAÚDE COLETIVA INSERIDO NO CENÁRIO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR
JOSÉ BERNARDES DA SILVA FILHO - FESP - FUNDAÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PALMAS, BETÂNIA MOREIRA CANGUSSU FONSECA - FESP - FUNDAÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PALMAS


Período de Realização
Experiências vivenciadas no primeiro ano de residência, de março de 2021 até março de 2022.

Objeto da experiência
A percepção e reflexão da experiência de formação do psicólogo residente em saúde coletiva inserido no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

Objetivos
Relatar as experiências de trabalho e formação do psicólogo residente de saúde coletiva atuando no CEREST municipal de Palmas - TO, bem como as reflexões, desafios, aprendizados e contribuições vivenciados nesse contexto.

Metodologia
Trata-se de relato de experiência do primeiro ano de residência, realizado no CEREST municipal de Palmas – TO, onde o residente psicólogo, inserido numa equipe multiprofissional, desenvolveu ações de vigilância em saúde do trabalhador. Tais atividades resultaram em reflexões e registros pessoais vivenciados pelo autor.

Resultados
No CEREST, o psicólogo desenvolve atividades de apoio matricial à rede de saúde como: discussão de casos, processos de trabalho e planos terapêuticos; consultas compartilhadas; educação permanente. Educação popular em saúde e prevenção e promoção de saúde mental do trabalhador com a comunidade também são realizadas. Com a pandemia de COVID-19, as notificações de transtorno mental relacionado ao trabalho aumentaram, e o psicólogo foi de fundamental importância no monitoramento do agravo.

Análise Crítica
A presença de um psicólogo residente no CEREST contribui tanto para o profissional quanto para a unidade. O adoecimento ocasionado pelo trabalho tem crescido nos últimos anos, principalmente com a pandemia da COVID-19, onde um alto número de trabalhadores desenvolveram transtornos mentais relacionados ao trabalho. Nesse sentido, o serviço especializado torna-se um cenário rico de aprendizado para o profissional residente e relevante para as contribuições de sua categoria profissional.

Conclusões e/ou Recomendações
A atuação do psicólogo residente de saúde coletiva no CEREST agrega em sua formação como sanitarista ao qualificá-lo para ir além de uma perspectiva clínica e centrada no indivíduo, ampliando seu olhar para os determinantes de saúde e adoecimento. O serviço especializado também se beneficia ao receber o profissional, pois abre sua dinâmica de trabalho para a atuação crítica e científica de um pós-graduando.