SA7.2 - TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
38300 - EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A MATERIAL PERFUROCORTANTE EM UM HOSPITAL FEDERAL ELINALDO LEITE QUIXABEIRO - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL
Apresentação/Introdução As exposições ocupacionais a material perfurocortante potencialmente contaminado por agentes infecciosos podem transmitir vários tipos de patógenos e provocar doenças. Os mais comumente identificados são os vírus das hepatites B e C e da imunodeficiência humana. Esses eventos implicam na necessidade de investigação dos fatores que predispõem à sua ocorrência e das formas de intervenção.
Objetivos Identificar e descrever as ocorrências dos acidentes que envolveram material perfurocortante entre os trabalhadores do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018.
Metodologia Estudo transversal, exploratório e descritivo realizado por meio de consulta ao banco de dados de notificação de acidentes com material biológico e aos registros feitos na Divisão de Saúde do Trabalhador (DISAT) do Instituto. As informações foram levantadas em duas etapas: primeiramente, no banco de dados de notificação de acidentes armazenado na intranet da instituição. Depois, foram consultados os registros desses eventos na DISAT, serviço que presta atendimentos aos trabalhadores. Optou-se por proceder desse modo, pois apenas consulta à DISAT não seria suficiente para identificar os acidentados que não compareceram à divisão para fazer o acompanhamento do acidente.
Resultados Foram registrados 108 acidentes. Entre eles, 87 foram ocasionados por material perfurocortante. A maioria dos acidentes ocorreu no centro cirúrgico, e a equipe médica foi a mais acometida. Observou-se falta de adesão ao seguimento clínico-laboratorial. Identificaram-se falhas no preenchimento dos formulários de notificação e ausência de informações importantes acerca do acidente e do acidentado, que dificultaram a melhor descrição das ocorrências.
Conclusões/Considerações O estudo mostrou aspectos sobre o acidente e o acidentado e o seguimento após a ocorrência do evento acidentário, discutindo estratégias que poderiam ser implementadas no tocante a notificação, prevenção e controle dos acidentes.
|