Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

44948 - ESTUDO DA PREVALÊNCIA E DOS FATORES ASSOCIADOS DE SÍNDROME METABÓLICA EM TRABALHADORES FEIRANTES DE GUANAMBI/BA
DORIVAL FAGUNDES COTRIM JUNIOR - UERJ, MARCELA ANDRADE RIOS - UNEB, GRASIELLE DA SILVA SANTOS - UNEB


Apresentação/Introdução
A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco metabólico inter-relacionado conceituado por meio do agrupamento de ao menos 3 destes componentes: obesidade central, pressão arterial elevada, hipertrigliceridemia, HDL baixa e glicemia aumentada. É importante para a identificação precoce de eventos cardiovasculares.

Objetivos
Analisar os fatores associados à síndrome metabólica entre os trabalhadores feirantes de um mercado municipal, quanto aos aspectos sociodemográficos, estilo de vida e ocupacionais.

Metodologia
Estudo censitário e transversal desenvolvido com dados sociodemográficos, ocupacionais, perfil do estilo de vida, medidas antropométricas, de pressão arterial e dosagens sanguíneas de trabalhadores feirantes do Mercado Municipal em Guanambi, Bahia. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um formulário, assim como a realização de medidas antropométricas, aferição da pressão arterial e dosagem sanguínea da glicemia em jejum, triglicerídeos e HD. Os dados foram analisados por meio do software IBM SPSS versão 22.0, por meio de cálculos de frequência para as variáveis categóricas. O estudo foi apreciado e aprovado pelo CEP da UNEB, sob parecer de nº 2.373.330.

Resultados
Dos 426 trabalhadores que participaram do estudo, 20,2% apresentaram síndrome metabólica. De acordo com o perfil sociodemográfico, 26,5% dos trabalhadores com síndrome metabólica eram do sexo feminino, faixa etária 50 anos ou mais (21,7%). No que se refere à escolaridade, 24,2% trabalhadores com a síndrome cursaram o ensino médio acima. Quanto ao tipo de mercadoria comercializada, 28,1% dos trabalhadores com síndrome metabólica comercializavam alimentos “in natura”. A síndrome metabólica foi mais frequente com diferença estatisticamente significativa em mulheres, com escolaridade de ensino médio, comercializando alimentos feitos, como em restaurantes.

Conclusões/Considerações
Ações de promoção a saúde e prevenção de obesidades e de situações que expõem os trabalhadores a riscos cardiovasculares são necessárias.