Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

44721 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS IDOSOS EM ATIVIDADE NO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL (SC)
ROSANA MARA DA SILVA - FACULDADE MEDICINA ESTÁCIO DE SÁ JARAGUÁ DO SUL, ALESSANDRO BUOZI MARTINS - PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL, ELISABETE BERTOLI - PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL, AMÉLIA APARECIDA KIÉSKI - PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL, RENATO KOPRIK OSTAPIUK - FACULDADE MEDICINA ESTÁCIO DE SÁ JARAGUÁ DO SUL


Apresentação/Introdução
Realizou-se a análise do perfil do servidor idoso ativo na administração municipal, com intuito de prestar o cuidado e assistência necessária, visando a sua qualidade de vida no ambiente de trabalho, o que impacta nos diversos aspectos de sua vida. O servidor idoso municipal apresenta um quadro de saúde que vai aquém do contexto do envelhecimento fisiológico, apresentando multimorbidades e DCNT.

Objetivos
Identificar o perfil epidemiológico servidores municipais idosos em atividade na Prefeitura Jaraguá do Sul (SC).

Metodologia
É uma pesquisa quantitativa, realizada a partir de dados secundários da Secretaria Municipal de Administração, com o intuito de produzir um levantamento epidemiológico sobre os servidores municipais idosos em atividade. Os dados foram analisados com auxílio da estatística descritiva e inferencial. O nível de significância será de p < 0,05, utilizando o software Stata, versão 13.0.

Resultados
A realidade apresentada no setor de Medicina do Trabalho é de um servidor idoso com idade média de 63 anos, sendo 71 mulheres e 77 homens, totalizando 148 idosos ativos, o que totaliza 5,93% dos servidores efetivos. O tempo médio de serviço público é de 18 anos. Em relação as morbidades presentes notaram-se 1,03% CA mama; 0,7% problemas próstata; 0,7% Parkinson; 2,01% perda auditiva; 23,80% HAS; 20% problemas osteomusculares; 2,42% problemas cardiovasculares; 9,3% Diabetes Miellitus; 5,18% dislipidemias; 5,17% Ansiedade/ Depressão. Sendo o percentual de 21,37% com multimorbidades.

Conclusões/Considerações
A atuação da Medicina do Trabalho é no acompanhamento de saúde do servidor idoso acerca do seu quadro de envelhecimento, da atividade laboral desempenhada e as morbidades presentes, bem como do estímulo ao processo de autocuidado com a sua saúde. A importância de se identificar o perfil permite o planejamento das ações junto a essa população na administração municipal.