SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)
|
44007 - LINHA DE CUIDADO PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS LILIANE GRAÇA SANTANA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (SESA-ES), NATÁLIA MARIA DE SOUZA POZZATTO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (SESA-ES), THAIS VARANDA DADALTO SILVA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (SESA-ES), MÁRCIA PORTUGAL SIQUEIRA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (SESA-ES)
Período de Realização A experiência teve início em 2021.
Objeto da experiência O objeto da experiência é o processo de elaboração de 7 Linhas de Cuidado (LC) para atenção integral à saúde dos trabalhadores
Objetivos A organização das LC possibilita o acesso a procedimentos e recursos assistenciais desde a atenção básica até a alta complexidade, bem como promove a comunicação e integração entre os componentes da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e entre suas redes temáticas.
Metodologia As necessidades assistenciais foram identificadas com base em evidências, informações demográficas e epidemiológicas da população. Para cada doença ou agravo foi realizado o levantamento dos procedimentos e serviços realizados nos diferentes níveis de atenção e Vigilância em Saúde. Foram consultadas publicações científicas, diretrizes e protocolos clínicos, parâmetros assistenciais, linhas-guia, em conjunto com outras áreas técnicas da SESA-ES, bem como registros nos sistemas de informação
Resultados Foram elaboradas as programações das LC de Acidente de Trabalho, Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico, Intoxicação Exógena relacionada ao trabalho, LER/DORT, PAIR, Dermatoses e Pneumoconioses. Posteriormente foram validadas na Câmara Técnica e assembleia do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e realizada pactuação nas Comissões Intergestoras Regionais (CIR), com deliberação e emissão de resoluções das três Regiões de Saúde.
Análise Crítica A pouca integração entre a vigilância em saúde e a assistência é um fator dificultador para se avançar na Atenção Integral à Saúde do usuário do SUS. A iniciativa de integrar estas áreas na elaboração da Programação Assistencial foi um fator essencial para ampliação do olhar sobre os procedimentos a serem ofertados à população. O não reconhecimento do Trabalho como fator determinante na saúde das pessoas contribui para a invisibilidade dos agravos e doenças relacionadas ao Trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações Para a continuidade da implementação das LC para a atenção integral da de saúde do trabalhador, os próximos passos incluem o aprofundamento das discussões e as pactuações constantes com os municípios, aprimorando o processo de diagnóstico situacional. No âmbito do Estado esta foi uma experiência pioneira que deverá ser aprimorada em novos processos de pactuação e poderá servir de modelo para outros estados que desejem utilizá-la.
|