SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)
|
42632 - CONVERSAS SOBRE O TRABALHO E A SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19 JOSEANE PESSANHA FERREIRA DO NASCIMENTO - IOC - FIOCRUZ, SAMARA LEAL - IOC - FIOCRUZ, SIMONE SANTOS OLIVEIRA - ENSP - FIOCRUZ, LUCIA ROTENBERG - IOC - FIOCRUZ
Período de Realização Foram realizadas sete Conversas sobre o Trabalho e a Saúde, entre novembro e dezembro de 2021.
Objeto da experiência Grupos de Conversas sobre Trabalho e Saúde na pandemia de COVID-19 entre pesquisadoras e trabalhadores de diversas categorias e unidades de saúde.
Objetivos Identificar pistas de enfrentamento de adversidades do trabalho em saúde na pandemia e sugestões de ações em saúde do trabalhador. Este conteúdo possibilitou a construção coletiva de material para gestores e trabalhadores, com vistas a contribuir e/ou fortalecer ações para a saúde do trabalhador.
Metodologia Sete Conversas na modalidade online geraram diálogos sobre aspectos vistos como importantes no trabalho durante a pandemia, especialmente dificuldades, pistas de enfrentamento e sugestões de ações para melhoria das condições de saúde e trabalho. O material obtido foi submetido à validação das trabalhadoras para a construção coletiva de dois materiais informativos – uma síntese das lições aprendidas (2 páginas) e um mais amplo, ambos distribuído na rede pública de saúde do RJ.
Resultados Entre os problemas relatados estão sobrecarga de trabalho, falta de comunicação, falta de insumos, fragilização emocional, falta de cuidado de saúde na unidade de trabalho, sentimento de medo, desvalorização e falta de reconhecimento. A construção de espaços de diálogos regulares para melhorar a comunicação e criação de setor de Saúde do Trabalhador nas unidades foram as principais sugestões de ações para melhorias. São práticas vistas como necessárias independentemente da situação de pandemia.
Análise Crítica A pandemia potencializa problemas que são presentes nas unidades de saúde mesmo fora desta situação extrema. Um Serviço de Saúde do Trabalhador nas unidades de saúde, com equipe multidisciplinar voltada para o acolhimento e atenção aos trabalhadores e suas queixas sobre as relações saúde-trabalho, é fundamental para a produção de espaços de trabalho potentes e saudáveis. Além disso, investir em uma boa comunicação da equipe é primordial para o trabalho em saúde em qualquer situação.
Conclusões e/ou Recomendações A postura dialógica e a construção coletiva de ações são ferramentas potentes para a transformação do trabalho, valorizando o protagonismo dos trabalhadores. É fundamental abordar as relações trabalho-saúde sob a perspectiva da vigilância e promoção da saúde, mesmo fora de pandemias. Os produtos desta experiência podem contribuir para disseminar o conhecimento científico e servir de apoio a trabalhadores e gerentes da saúde em outras emergências.
|