Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

42593 - RAÍZES DA CONFIGURAÇÃO MODERNA DA PROFISSÃO EM ODONTOLOGIA
JOSEVAN DE SOUZA-SILVA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, LILIA BLIMA SCHRAIBER - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Apresentação/Introdução
A ODONTOLOGIA GUARDA COM A MEDICINA UMA RELAÇÃO PECULIAR. HOJE É UMA PROFISSÃO RECONHECIDA NO CAMPO DA SAÚDE, E, PORTANTO, NÃO SE CONFUNDINDO COM A PRÓPRIA MEDICINA, MAS COM IDENTIDADE SOCIAL ESPECÍFICA. CONTUDO, ATÉ FIRMAR-SE COMO TAL, OU SEJA, COMO UMA PROFISSÃO MODERNA ESPECIALIZADA EM SAÚDE BUCAL, MANTEVE RELAÇÕES POR VEZES MAIS INDEPENDENTES, E POR VEZES, DEPENDENTE DA PRÓPRIA MEDICINA.

Objetivos
OBJETIVA-SE ESTUDAR AS RAÍZES DA CONFIGURAÇÃO MODERNA DA PROFISSÃO EM ODONTOLOGIA NO BRASIL, NO PERÍODO ENTRE OS SÉCULOS XVIII - XX, RECUPERANDO INDÍCIOS HISTÓRICOS DAS PRÁTICAS QUE SE RELACIONAVAM COM O LIDAR COM OS DENTES.

Metodologia
TRATA-SE DE UM RECORTE DA PESQUISA DE DOUTORADO “HISTÓRIA E SAÚDE: O TRABALHO ODONTOLÓGICO COMO TRABALHO EM SAÚDE”. SE DETENDO NA APRESENTAÇÃO DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL HISTÓRICA, COM A UTILIZAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA, LIVRO ATA DE SINDICATO (1932-2000), NARRATIVAS DE HISTÓRIA DE VIDA DE TRABALHO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS; UTILIZOU-SE TAMBÉM PERIÓDICO MAIS ANTIGO EM CIRCULAÇÃO NO BRASIL (1825-1950). METODOLOGICAMENTE TRATA-SE DO DESAFIO, PARTINDO DAS NARRATIVAS DESSES DOCUMENTOS, DELIBERADAMENTE DESCONSTRUINDO-OS EM NOVA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA EM DIÁLOGO COM O REFERENCIAL TEÓRICO E POR MEIO DE TRIANGULAÇÃO DAS FONTES DOCUMENTAIS. BUSCA-SE UMA NARRATIVA SOBRE A PRÁTICA DE LIDAR COM OS DENTES.

Resultados
NO BRASIL COLÔNIA A PRÁTICA DE LIDAR COM OS DENTES NÃO TINHA UM AGENTE ÚNICO, ASSIM QUALIFICAMOS COMO UMA ARTE PULVERIZADA EM AGENTES E PRÁTICAS DIVERSAS; A MONARQUIA PORTUGUESA TENTOU REGULAR TAIS PRÁTICA, TENDO DIFICULDADES COM AS OLIGARQUIAS LOCAIS (CAPITANIAS). COM A ABERTURA DA ESCOLA MEDICA DE RECIFE (1862), TEM-SE NELA UMA FORMAÇÃO EM CIRURGIA DENTÁRIA, PORÉM, OS MÉDICOS EGRESSOS NEM SEMPRE LIDAVAM COM OS DENTES, CONSIDERADO UM CUIDADO MENOR. A ODONTOLOGIA, SÓ TEVE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM 1913, ENGROSSANDO OS CONFLITOS ENTRE OS AGENTES DE PRÁTICA QUE SE SOBREPUSERAM AO LONGO DO TEMPO.EM 1964 A ODONTOLOGIA É RECONHECIDA COMO PROFISSÃO MODERNA, COM A CRIAÇÃO DO CFO.

Conclusões/Considerações
A PRÁTICA DE LIDAR COM OS DENTES SE CONFORMOU DIVERSIFICADA EM TERMOS DE AGENTES, SABERES E TÉCNICAS ATÉ 1964. TAMBÉM ESTEVE CONECTADA COM A PRÓPRIA MEDICINA ATÉ ESSE PERÍODO, SE COMPARADO A ESTA, CONFIGUROU UMA PROFISSÃO ESPECÍFICA E AUTONOMA MAIS TARDIAMENTE. A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA PASSOU A PROVER O MERCADO DE TRABALHO, MAS, NÃO INVALIDOU QUE PRÁTICAS POPULARES PERMANECESSEM. MAS DESSA VEZ, COMO PRÁTICA CHALATÃ DIANTE DA CRIAÇÃO DO CFO.