Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

40997 - O USO DA AURICULOTERAPIA COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19
JOÃO CAIO SILVA CASTRO FERREIRA - UFBA, NANIELLE SILVA BARBOSA - UFPI, SUZY ROMERE SILVA DE ALENCAR - UESPI, MÁRCIA ASTRÊS FERNANDES - UFPI, LUÍS AUGUSTO VASCONCELOS DA SILVA - UFBA


Período de Realização
As práticas foram realizadas entre os meses de outubro a dezembro de 2021.

Objeto da experiência
Uso da auriculoterapia para promoção da Saúde Mental dos Trabalhadores durante a pandemia por Covid-19.

Objetivos
Relatar as experiências vivenciadas por enfermeiras residentes na aplicação da auriculoterapia para a promoção da Saúde Mental dos Trabalhadores em tempos de pandemia por Covid-19.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir das vivências de enfermeiras residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, da Universidade Estadual do Piauí , relacionadas à aplicação da auriculoterapia em colaboradores de um centro de atenção à crianças com microcefalia, localizado em Teresina, Piauí. As ações perduraram por três meses, em sessões realizadas junto à esses profissionais.

Resultados
A intervenção foi realizada em dez colaboradores. Realizou-se um levantamento individual acerca das principais queixas e construiu-se um plano terapêutico em que foram elencados os principais pontos a serem estimulados. As principais queixas relatadas foram relacionadas à sintomas ansiosos, estresse, cefaleia, fadiga e distúrbios do sono, que se tornaram comuns desde o início da pandemia da Covid-19. Foi observada redução dos mesmos ao longo das sessões.

Análise Crítica
Partindo-se da premissa de que a Saúde Mental é uma expressão da vida social, em tempos pandêmicos, os trabalhadores tiveram que lidar com suas rotinas ocupacionais sobrecarregadas e com novas demandas que provocaram e/ou reforçaram o surgimento da ansiedade, estresse, insônia, dentre outros sintomas. Ao inserir a prática da auriculoterapia no ambiente laboral tem-se a oportunidade de estimular o autocuidado nestes indivíduos e fortalecer as relações interpessoais no trabalho.

Conclusões e/ou Recomendações
O uso da auriculoterapia e de outras Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são estratégias possíveis para a promoção da Saúde do Trabalhador e prevenção de agravos e doenças ocupacionais. Recomenda-se o investimento nessas ações por parte das instituições, considerando as particularidades de cada trabalhador, necessidades e singularidades, bem como a realidade do contexto em que estão inseridos.