Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

40789 - EVOLUÇÃO DOS CASOS DA COVID-19 EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS
BRENDA DO AMARAL ALMEIDA¹²³ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE (PPGSPMA), ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, FIOCRUZ - RJ, CAMILA HENRIQUES NUNES¹³ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE (PPGSPMA), ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, FIOCRUZ - RJ, ELIANA NAPOLEÃO COZENDEY-SILVA³ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE (PPGSPMA), ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, FIOCRUZ - RJ, MARCELO JUVENAL VASCO³ - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PETROLEIROS E SINDIPETRO LITORAL PAULISTA, DIREÇÃO EXECUTIVA - LITORAL PAULISTA - SP, LILIANE REIS TEIXEIRA⁴ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE (PPGSPMA), ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, FIOCRUZ - RJ


Apresentação/Introdução
O setor de petróleo e de gás no Brasil é de reconhecida relevância para o desenvolvimento econômico, por isso com o avanço da contaminação global pelo Sars-CoV-2, tornou-se necessário investigar o papel do ambiente e do processo de trabalho na transmissão da doença, devido às diversas atividades ocupacionais que podem promover e facilitar sua disseminação (EDWARDS et al, 2020).


Objetivos
Desta forma, o objetivo deste relato de pesquisa é discutir os dados oficiais da evolução dos casos da covid-19 entre trabalhadores da indústria de petróleo e de gás.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, que teve como objeto de estudo a evolução dos casos de trabalhadores (as) do setor de petróleo e de gás afetados(as) pela covid-19 no Brasil.
Foram utilizados dados secundários disponíveis no endereço eletrônico do Ministério de Minas e Energia (MME), incluindo os Boletins de Monitoramento covid-19 de Abril/2020 a Abril/2021, além da busca de notícias nas mídias digitais, através dos termos: “surto covid 19 petroleiros” e “surto covid 19 Petrobrás", e notícias sobre surtos em petroleiros veiculadas na Biblioteca Nacional Digital, Pressreader e endereços eletrônicos dos sindicatos de trabalhadores do setor no mesmo período.

Resultados
A partir da análise dos dados publicados, pode-se observar um aumento do número de casos e histórico de mudanças na publicação dos dados oficiais do Ministério de Minas e Energia, favorecendo interpretações errôneas sobre o real cenário sanitário dos trabalhadores bem como a invisibilidade dos petroleiros terceirizados.
No mesmo período, foram identificadas um total de 67 notícias nos veículos de comunicação digitais, incluindo websites dos sindicatos (totalizaram 50 notícias), sendo estes a principal fonte de informação das notícias. A partir da análise dessas fontes, foram identificadas 35 notícias sobre surtos de covid-19 em plataformas e refinarias de petróleo do país.




Conclusões/Considerações
As inúmeras notícias sobre os casos, surtos, óbitos pela covid-19, publicadas nos veículos de comunicação digitais retratam condições de trabalho insalubres na indústria de petróleo e de gás.
Portanto, sugere-se que há falhas por parte dos gestores das empresas petrolíferas na vigilância em saúde, no que concerne à omissão dos dados oficiais, notificações compulsórias sobre a saúde e segurança dos petroleiros na pandemia por covid-19.