Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

40426 - DISPONIBILIDADE DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS EM RESTAURANTE COMERCIAL FREQUENTADO POR TRABALHADORES DA SAÚDE NO INTERIOR DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
VANESSA MENESES COSTA - UFS, BRUNA NATASHA FERREIRA SANTOS - HU/UFS, ANDHRESSA FAGUNDES - UFS, SILVIA MARIA VOCI - UFS


Apresentação/Introdução
A disponibilidade de alimentos exerce forte influência nas escolhas alimentares dos indivíduos. No âmbito hospitalar, em virtude da carga horária, os trabalhadores da saúde realizam a maior parte de suas refeições no local de trabalho. Assim, é importante que os alimentos disponíveis nos estabelecimentos comerciais dentro dos hospitais favoreçam escolhas alimentares saudáveis.

Objetivos
Avaliar a disponibilidade de alimentos ultraprocessados em um restaurante comercial localizado no interior de um hospital universitário.

Metodologia
Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal, descritivo, cuja coleta de dados ocorreu em fevereiro de 2022, por meio de auditoria in loco, no único restaurante comercial localizado no espaço de vivência do hospital, através de um checklist desenvolvido para avaliação do Ambiente Alimentar Hospitalar. O instrumento foi composto por dois blocos e oito dimensões. Neste estudo foi analisada a dimensão disponibilidade de alimentos.

Resultados
O estabelecimento comercial avaliado apresentou alta disponibilidade de balas (11 tipos), chicletes, doces variados, chocolates em barra (14 tipos), biscoitos caseiros (8 tipos), bebidas açucaradas e ultraprocessadas como refrigerantes (5 tipos), bebidas lácteas e leites aromatizados (3 tipos), sucos e chás artificiais. Além disso, foi observada a presença de doces caseiros, salgados fritos, empadas, bolos e tortas salgadas. No horário do almoço (self-service), observou-se a presença de alimentos e preparações com alto teor de sódio e gordura como lasanhas e linguiças. Ainda, observou-se propaganda encorajando o consumo de refrigerante no freezer vertical e na fachada do restaurante.

Conclusões/Considerações
A alta disponibilidade de alimentos ultraprocessados observada pode favorecer o consumo desse tipo de alimento e impactar diretamente o estado nutricional e de saúde dos trabalhadores. Assim, concluímos que o estabelecimento analisado, apesar de estar localizado dentro de uma unidade de saúde, não estimula escolhas alimentares saudáveis.