Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

40413 - OPINIÃO DE TRABALHADORES DA SAÚDE SOBRE ASPECTOS RELACIONADOS AO AMBIENTE ALIMENTAR DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE DO BRASIL
VANESSA MENESES COSTA - UFS, BRUNA NATASHA FERREIRA SANTOS - HU/UFS, ANDHRESSA FAGUNDES - UFS, SILVIA MARIA VOCI - UFS


Apresentação/Introdução
As decisões de compra e ingestão alimentar dos indivíduos são influenciadas por diversos fatores como qualidade das instalações para refeições, preço e custo dos alimentos. Nos hospitais, devido às longas jornadas de trabalho, exaustão física e emocional dos profissionais, é importante que os espaços para alimentação apresentem condições favoráveis para a adesão a uma alimentação saudável.

Objetivos
Conhecer a opinião de trabalhadores da saúde sobre aspectos relacionados ao ambiente alimentar de um hospital universitário do nordeste do Brasil.

Metodologia
Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em fevereiro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line, multidimensional e estruturado, que incluiu informações sobre acessibilidade física e financeira dos alimentos, comodidade, ambiência e infraestrutura do restaurante comercial localizado no interior do hospital. O convite para participar da pesquisa foi enviado diretamente via telefone ou e-mail institucional. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva.

Resultados
Participaram da pesquisa um total de 96 trabalhadores de várias categorias profissionais, com idade entre 21 e 55 anos, maioria do sexo feminino (64,6%). Dentre os profissionais, 65,6% (n=63) afirmaram que utilizam os serviços do restaurante. Para a maioria dos profissionais foram consideradas satisfatórias a acessibilidade física (56,2%), iluminação (60,4%) e higiene do estabelecimento (58,3%). Foram observados resultados negativos para nível de ruído (38,5%), temperatura ambiente (40,6%) e acessibilidade financeira dos alimentos (28%). Quanto à qualidade dos alimentos comercializados, apenas 41,7% consideraram a alimentação ofertada saudável.

Conclusões/Considerações
Os aspectos considerados neste trabalho podem influenciar negativamente a quantidade e os tipos de alimentos consumidos pelos trabalhadores do hospital. Para contribuir com a saúde dos trabalhadores, é imprescindível que os estabelecimentos comerciais localizados em hospitais propiciem condições favoráveis a uma alimentação saudável, sobretudo no que tange à qualidade das refeições e a política de preços dos alimentos.