SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)
|
40327 - CONTEXTO ORGANIZACIONAL DO TRABALHO EM SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA AVALIAÇÃO DO CLIMA ÉTICO RAFAELA SCHAEFER - UNISINOS, PRISCILA PEREIRA DA SILVA LOPES - UNISINOS, ARIADNE SCHMIDT - UNISINOS, RAFAELA TONIETTO MÜLLER - UNISINOS, AMANDA MASTROBERTI FISCHER - UNISINOS, CAMILA GOULART DOMINGUES - UNISINOS, VITÓRIA HAHN HENDLER - UNISINOS
Apresentação/Introdução O clima ético organizacional reflete práticas, procedimentos e políticas organizacionais com consequências morais, demonstrando a influência do local de trabalho na prática ética. A forma mais frequente de avaliação é através da aplicação da Hospital Ethical Climate Survey, uma escala composta por 26 itens, ainda sem versão validada para o Brasil.
Objetivos Buscar evidências de validade da escala de avaliação de clima ético organizacional e analisar a média de clima ético organizacional em profissionais de saúde.
Metodologia Pesquisa metodológica, realizada em diferentes serviços de saúde do Brasil, com médicos(as) e enfermeiros(as). A coleta foi online, através de link nas redes sociais e por e-mail. O instrumento era composto por um conjunto de variáveis sociodemográficas e pela escala Hospital Ethical Climate Survey. As propriedades psicométricas da escala foram testadas através de análise fatorial exploratória, com teste de esfericidade de Bartlett, índice Kaiser-Meyer-Olkin e Alpha de Cronbach. Variáveis foram apresentadas por frequência absoluta e relativa, média e desvio padrão. As análises foram realizadas com o software SPSS. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados Participaram do pré-teste 41 profissionais de saúde, 35 mulheres e 6 homens, sendo 29 enfermeiros(as) e 12 médicos(as), 23 atuando em atenção básica e 18 em hospitais. A média de idade foi de 37 anos e o tempo de formação 10 anos. Teste de esfericidade de Bartlett apresentou p<0,001 e o teste Kaiser-Meyer-Olkin foi de 0,834. Alpha de Cronbach foi de 0,914, sendo o percentual de variância explicada de 71,5%. A média de Clima Ético foi 3,86 sendo a melhor média do fator ‘pares’ = 4,12 e a pior média do fator ‘hospital/atenção básica’ = 3,52. A média por serviço de saúde foi 3,75 nos hospitais e 3,98 na atenção básica.
Conclusões/Considerações Uma escala com evidências de validade para avaliar o Clima Ético Organizacional, considerando diferentes profissões e diferentes contextos de atuação, pode auxiliar na identificação dos nós críticos vivenciados, promovendo a escuta e incentivando intervenções que possam impactar tanto em aspectos da saúde do trabalhador, quanto em aspectos da qualidade do cuidado.
|