Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

39725 - ATUAÇÃO INTEGRADA DA SAÚDE DO TRABALHADOR NAS ENCHENTES DA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA, 2022.
CARLA ALMEIDA SANTOS DA SILVA - SESAB/NRS SUDOESTE., PAULO HENRIQUE DE SOUZA ROCHA - SMS VITÓRIA DA CONQUISTA/CEREST., CELSO JOÉLIO AMORIM TEODORO - SESAB/DIVAST, WILLIAM VIRIATO SAMPAIO - SESAB/NRS SUDOESTE., JULIANA RAMOS DE VASCONCELOS - SESAB/NRS SUDOESTE., MARCELO PEREIRA DA ROCHA - SESAB/NRS SUDOESTE.


Período de Realização
Dezembro/2021 a janeiro/2022.

Objeto da experiência
Ações integradas de Saúde do Trabalhador em reposta à situação de emergência em Saúde Pública (enchentes) na região Sudoeste da Bahia.

Objetivos
Acompanhar a situação de saúde dos trabalhadores envolvidos no resgate da população e nos abrigos dos municípios, orientar os profissionais de saúde sobre as ações de promoção e proteção à saúde dos trabalhadores. Intervir nas situações de risco à saúde dos trabalhadores.

Metodologia
Relato de experiência do trabalho integrado da equipe técnica da SESAB (NRS Sudoeste e Divast) e Cerest Vitória da Conquista durante as enchentes, por meio do diagnóstico situacional dos municípios da região, orientações às secretarias municipais de saúde, inspeções sanitárias em saúde do trabalhador nos abrigos, investigação dos casos de Covid-19 nos bombeiros que atuariam no resgate de pessoas, monitoramento dos agravos e doenças relacionadas ao trabalho, incluindo as doenças transmissíveis.

Resultados
O diagnóstico situacional dos 19 municípios identificou 209 trabalhadores atuando nos abrigos, e as inspeções sanitárias em saúde do trabalhador nesses locais beneficiaram 129 trabalhadores, incluindo os voluntários. A investigação epidemiológica dos casos de Covid-19 em bombeiros vindo de outro estado, que atuariam no resgate de pessoas isoladas, possibilitou a identificação de 19 casos de Covid-19 relacionados ao trabalho, todos os casos foram notificados no Sinan.

Análise Crítica
As ações de vigilância em Saúde do Trabalhador são essenciais para a redução do impacto das emergências na saúde dos trabalhadores, dessa forma foi possível identificar a população trabalhadora envolvida, avaliar os riscos dos ambientes e condições de trabalho, e fazer a intervenção oportuna, monitorar e notificar os agravos e doenças relacionadas ao trabalho, incluindo as doenças transmissíveis, adotar medidas de proteção, prevenção e cuidado com os trabalhadores nos municípios.

Conclusões e/ou Recomendações
O acompanhamento situacional dos municípios favoreceu a caracterização da população trabalhadora envolvida na resposta ao desastre e o monitoramento da saúde dos trabalhadores, possibilitando a identificação e notificação de casos de doenças transmissíveis, como a Covid-19 nos bombeiros.O trabalho integrado entre a SESAB e o Cerest e as orientações dadas aos profissionais de saúde fortaleceram as ações de Saúde do Trabalhador na região.