Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

39631 - ABRIL VERDE: ANÁLISE SOBRE PERCEPÇÕES CIRCULANTES NA MÍDIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
PAOLA KAROLYNE JANDREY - ICEPI, LAVÍNIA MOREIRA BORGES - ICEPI, PAULO ROBERTO RIBEIRO WALTER DE NEGREIROS FILHO - ICEPI


Apresentação/Introdução
No Brasil, desde 2005, comemora-se o Abril Verde, mês em que são realizadas ações de promoção da saúde e prevenção de agravos relacionados ao trabalho. Em 2021, no auge da pandemia, o Espírito Santo teve 2744 acidentes de trabalho, com 67 óbitos de trabalhadores, esses dados indicam a necessidade de discussão da temática e reforço das ações de prevenção de acidentes de trabalho.


Objetivos
Realizar análise das percepções locais no estado do Espírito Santo (ES), sobre as notícias que circularam na mídia durante o mês de abril de 2022 sobre o Abril Verde.

Metodologia
Para constituição do corpus de pesquisa foram selecionadas reportagens no sítio Google Notícias e outros, utilizando-se a estratégia de busca: “abril” and "verde" and “saúde do trabalhador”. Para inclusão era necessário ser uma reportagem de mídia eletrônica, aberta à população, do ano de 2022, do Espírito Santo e referente ao abril verde.
Os critérios de exclusão foram: reportagens que não sejam de 2022, que não abordem abril verde ou de outros estados do Brasil. Ao todo foram encontradas 129 reportagens, posteriormente, aplicando os critérios de inclusão e exclusão, foi reduzido para quatro reportagens. Esse quantitativo foi analisado sob a ótica da Análise de Discurso de Orlandi.


Resultados
Do total de reportagens analisadas, as provenientes do Espírito Santo representaram somente 3,1%.
Algumas reportagens reforçaram o caráter positivo do abril verde a partir da realização de trabalhos seguros e ações de saúde. Outras focaram em temáticas emergentes como a precarização do trabalho, mudanças no perfil de adoecimento e acidentes durante a pandemia da COVID-19, culpabilização e submissão dos trabalhadores a determinados tipos de trabalho, dados sobre acidentes e adoecimentos no Brasil e no ES.
Os temas refletem características, dados do ES e as discussões circulantes no Brasil e no mundo, bem como a situação da COVID-19, que alterou o mundo do trabalho.


Conclusões/Considerações
Num país com reformas trabalhistas que afetam a dignidade humana, é fundamental o papel da mídia na divulgação dos riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, bem como suas consequências, na tentativa de reverter essa situação e oferecer trabalho digno e seguro. Porém, podemos perceber com a análise que ainda falta um longo percurso na discussão e conscientização da população e da mídia sobre o tema.