SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)
|
39476 - RUÍDO AMBIENTAL EM AULAS REMOTAS DOMICILIARES NA PANDEMIA POR COVID-19 GABRIEL CAMPOS MONTEIRO - IFBA, CÍNTIA DA SILVA VITORINO - IFBA, EDUARDO MARINHO BARBOSA - IFBA
Apresentação/Introdução A pandemia por COVID-19 contaminou milhões de pessoas no mundo, impondo restrições ao convívio social e afetando aspectos do trabalho. A atividade docente teve que se adequar, de forma rápida, ao processo de ensino-aprendizagem remoto, compartilhado por docentes e estudantes em seus próprios domicílios e utilizando recursos da internet. O ruído no ambiente interfere sobremaneira nesse processo.
Objetivos Mensurar a intensidade do ruído, durante as aulas remotas conduzidas em ambiente domiciliar, ao longo da pandemia pela COVID-19. Para isso, utilizar um aplicativo para celular, averiguar sua acurácia e comparar com padrões da ABNT para salas de aula.
Metodologia Trata-se de um estudo exploratório, quantitativo, no qual foi mensurado o ruído por meio de aplicativo para celular. Os participantes foram convidados nas redes sociais, tendo por requisito a disponibilidade de celular com sistema operacional Android, para conduzir as coletas.
Utilizou-se o aplicativo Noise Meter by JINASYS, validado em estudo comparativo entre decibelímetro calibrado versus aplicativos Android (KARDOUS; SHAW, 2014). Este foi considerado o programa de maior precisão para a medição de ruídos em smartphones. As medições foram conduzidas de dez/2021 a mar/2022, conforme roteiro de orientação passado aos participantes. Ao final, comparou-se com limites estabelecidos pela ABNT.
Resultados Foram realizadas 32.691 mensurações em 13 domicílios distintos. O ruído médio mensurado foi de 54,0 dB(A) e máximo de 68 dB(A). Ambos encontram-se acima do valor máximo estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, indicado para salas de aulas, conforme Norma ABNT NBR 10.152:2017, Acústica — Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações, que é de 40 dB(A). Para investigar a precisão do aplicativo Noise Meter, adotado neste estudo, fez-se medições comparativas com um decibelímetro da Marca Akrom, modelo KR853, calibrado e certificado fabricante. O nível de ruído medido nos celulares (Noise Meter) diferiu ± 5,4 dB(A) dos valores obtidos pelo decibelímetro.
Conclusões/Considerações O ruído das aulas remotas no período da pandemia pela COVID-19, em Salvador, estavam acima do limite definido pela ABNT. Tal condição vai ao encontro de resultados de uma revisão sistemática sobre medição de níveis de ruído em sala de aula (Fidêncio et al.; 2014), em que todos estavam acima dos limites. Sejam nos domicílios ou nas escolas, o processo de ensino-aprendizagem é prejudicado pelo ruído acima dos limites e requer melhor adequação.
|