Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

39411 - SINTOMAS DE TRANSTORNOS MENTAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19: UM ESTUDO COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DO ESTADO DE MATO GROSSO
FERNANDA ROCHA ANJOS DE OLIVEIRA - UFMT, TAYRINE JOSÉ DA SILVA - UNEMAT, PAULA ROJANI CAMILO BANDEIRA - UNEMAT, VAGNER FERREIRA DO NASCIMENTO - UNEMAT, SANDRA CRISTINA PILLON - USP, ANA CLÁUDIA PEREIRA TERÇAS-TRETTEL - UNEMAT, ÉRICA BAGGIO - UFMT


Apresentação/Introdução
Com o advento da pandemia COVID-19 e suas medidas mitigatórias e preventivas, os docentes do ensino superior enfrentaram muitas adaptações laborais, incluindo a implantação do ensino remoto. As novas e súbitas exigências do trabalho docente trouxeram muitos desafios, como a falta de suporte e capacitações para a nova realidade, que geram um risco para o desenvolvimento de transtornos mentais.

Objetivos
Identificar sintomas de transtornos mentais em docentes do ensino superior das instituições privadas do estado de Mato Grosso.

Metodologia
Estudo de abordagem quantitativa, do tipo descrita transversal. A pesquisa foi realizada entre os meses de janeiro a abril de 2022, com docentes das instituições de ensino superior privadas do estado de Mato Grosso. A amostra foi constituída por docentes que responderam um questionário on-line divulgado com o uso da plataforma Google Docs® nas redes sociais, totalizando 53 participantes. O instrumento autoaplicável incluiu dados sociodemográficos e a escala transversal de sintomas de nível 1 autoaplicável do DSM-5. As análises foram realizadas pelo Microsoft Excel®. Esse estudo faz parte de um projeto matricial aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob protocolo 28214720.9.0000.5166.

Resultados
Participaram do estudo 53 docentes, majoritariamente do sexo feminino (67,92%), com faixa etária entre 30 e 39 anos (49,06%), autodeclarados brancos (67,92%), com renda mensal acima de 8 salários mínimos (50,94%), casados(as) (56,60%) e sem filhos (62,26%). Com relação a formação profissional, predominou-se docentes da área Ciências da Saúde (51%), com título de mestre (52,83%). A maioria dos docentes tinham duplo vínculo profissional (41,51%) e apresentaram sintomas relacionados à ansiedade (79,25%), mania (71,70%), utilizar ou ter feito uso de substâncias (66,04%), com sintomas somáticos (62,26%), de raiva (54,72%), depressivos (53,60%) e possuir distúrbios do sono (52,83%).

Conclusões/Considerações
Os sintomas de transtornos mentais identificados entre a amostra investigada denota uma preocupação relacionada ao bem-estar dos docentes, uma vez que obtiveram escores elevados em mais da metade dos domínios de saúde mental avaliados. Pesquisas e análises futuras, com acompanhamento longitudinal, são importantes para auxiliar na implementação de intervenções mais efetivas voltadas à saúde mental e ao contexto de trabalho universitário.