Sessão Assíncrona


SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)

39404 - ESTRATÉGIAS PARA NOTIFICAÇÃO DE AGRAVOS E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO (ADRT) NO DISTRITO SANITÁRIO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO (DSSF), SALVADOR, BAHIA
GIMENA MELO SANTOS - SMS SALVADOR, FERNANDA MATHEUS ESTRELA - SMS SALVADOR, TIZA TRÍPODI MARCHI MENDES - CEREST/SMS SALVADOR, AUGUSTO CÉSAR DE OLIVEIRA PEREIRA - SMS SALVADOR, NAYARA SILVA LIMA - SMS SALVADOR, TALITA AQUIRA DOS SANTOS VIEIRA - SMS SALVADOR, CARINE CONSUELO SIMÕES RENDALL SOUZA - SMS SALVADOR, ANGELA MOINHOS DE ALMEIDA BERBERT - SMS SALVADOR


Período de Realização
Setembro a dezembro de 2021.

Objeto da experiência
Elaboração de plano de ação com estratégias para ampliar as notificações de agravos e doenças relacionadas ao trabalho (ADRT) no DSSF, Salvador/BA.

Objetivos
Sensibilizar e capacitar os profissionais do DSSF para notificação de ADRT no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN); elaborar material educativo para a vigilância em saúde do trabalhador; estabelecer protocolos e fluxos no DSSF para notificar e disparar ações de prevenção em ADRT.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, no qual o plano de ação voltado à vigilância em saúde do trabalhador é apresentado em diferentes etapas: planejamento, execução e produtos finais. Esse plano foi organizado pela comissão de saúde do trabalhador, formada por profissionais da gestão e das unidades de saúde do DSSF, previamente capacitados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador (Cerest) para a vigilância de ADRT.

Resultados
Os produtos gerados foram: fluxograma de encaminhamentos e notificações em casos de ADRT; oficinas de capacitação sobre notificação de ADRT para representantes das equipes de saúde, que se tornaram multiplicadores em suas respectivas unidades; cartilha e vídeo informativo sobre a temática da saúde do trabalhador; pasta virtual e física nas unidades de saúde com os fluxos de encaminhamento, contatos dos serviços e fichas para notificação de ADRT; indicadores para avaliação do plano de ação.

Análise Crítica
Agravos e doenças relacionadas ao trabalho trazem prejuízos social e econômico relevantes e impactam negativamente a economia de um país. Dar visibilidade ao trabalho como determinante importante dos processos de adoecimento e morte através das notificações de ADRT nos sistemas de informação em saúde é uma estratégia fundamental para a prevenção dessas doenças e agravos e promoção da saúde do trabalhador.



Conclusões e/ou Recomendações
A implantação do plano de ação no DDSF foi essencial para sensibilizar e instrumentalizar as equipes de saúde para identificar, notificar, investigar e prevenir ADRT, bem como referenciar casos para investigação diagnóstica no Cerest Salvador. Recomenda-se a realização de estratégias semelhantes nos demais distritos sanitários, que fortaleçam as ações de vigilância em saúde do trabalhador nos territórios.