SA7.1 - SAÚDE DO TRABALHADOR (TODOS OS DIAS)
|
39068 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR EM POSTOS DE REVENDA DE COMBUSTÍVEL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA TATIANA DE MEDEIROS CARVALHO MENDES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, RAONI BATISTA DOS ANJOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, DJALMA RIBEIRO DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, JANETE LIMA DE CASTRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Apresentação/Introdução A exposição ao benzeno gera prejuízos à saúde, sendo a vigilância de sua exposição mundialmente recomendada. No Brasil, a vigilância da exposição ao benzeno em Posto de Revenda de Combustível é uma estratégia nacional adotada pela área de saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, em articulação com outros órgãos, que visa buscar melhores condições de segurança e saúde para os trabalhadores.
Objetivos Sintetizar relatos de experiências de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), em Postos de Revenda de Combustível no Brasil, desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Metodologia Revisão Integrativa, realizada em maio de 2022, com pesquisas nas bases Scielo, PubMed, Scopus, Embase, Lilacs e Web of Science, utilizando os descritores/palavras "gas station", "Filling Station", "Benzene", “BTEX”, "Surveillance of the Workers Health", "Surveillance", "Public Health Surveillance" e "VISAT”. Critérios de inclusão: artigos de relato de experiências em Vigilância em Saúde do Trabalhador em Posto de Revenda de Combustível no Brasil. Foram excluídos: artigos de revisão, relatórios, cartas e artigos de opinião. Foram identificados 64 artigos, os quais foram exportados para o software Rayyan para eliminação dos duplicados, e seleção por título e resumo para leitura na íntegra.
Resultados Foram incluídos 7 estudos que relataram experiências desenvolvidas nos estados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Paraná e Rio de Janeiro. As ações foram desenvolvidas entre 2005 e 2018 pela Rede de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com destaque para o trabalho dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em parceria com as vigilâncias sanitária e ambiental, além de articulações intersetoriais. Foram descritas ações de inspeção, avaliações dos trabalhadores, capacitação dos profissionais, educação em saúde, dentre outras, visando à prevenção dos danos causados pelo trabalho e a promoção da saúde dos trabalhadores.
Conclusões/Considerações As ações de vigilância se mostraram como ações bem sucedidas ao beneficiar diretamente os trabalhadores e o meio ambiente. A ausência de poder de polícia dos CEREST, a pouca participação dos trabalhadores, dentre outros, foram alguns desafios citados, sendo fundamental o desenvolvimento de articulações intra e intersetoriais e interinstitucionais a fim de potencializar, ampliar e fortalecer o desenvolvimento das ações de vigilância.
|