24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC7.6 - PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRABALHO |
40843 - PROJETO UAI: UFU ACOLHE IMIGRANTES - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E INSERÇÃO SOCIOCULTURAL PARA MULHERES IMIGRANTES JULIANA PEREIRA DA SILVA FAQUIM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE ESTES/UFU, CAMILA NONATO JUNQUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE ESTES/UFU, DOUGLAS QUEIROZ SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE ESTES/UFU, JULIENE GONÇALVES COSTA DECHICHI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA, KAREN REGINA SILVA COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - FACULDADE DE GEOGRAFIA, LETICIA FELIX DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - FACULDADE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, TEREZA CRISTINA FERREIRA VILANOVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - FACULDADE DE SAÚDE COLETIVA, GABRIEL DE SOUZA FERNANDES SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS, MILENA LAURA SOARES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - FACULDADE DE BIOLOGIA, DAYANE CRISTINE SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - FACULDADE DE SAÚDE COLETIVA
Período de Realização O projeto foi realizado entre 30/11/2020 e 31/05/2022.
Objeto da experiência Capacitação em Higienista de Serviços de Saúde para 300 mulheres imigrantes ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região Uberlândia/MG.
Objetivos Ofertar curso de Higienista de Serviços de Saúde para 300 mulheres imigrantes ou em vulnerabilidade socioeconômica,agregando formação em cidadania/saúde/inclusão digital/português/imigração/empreendedorismo, com vistas à inserção sociocultural e necessidades do mercado de trabalho durante a pandemia.
Metodologia Trata-se de projeto de intervenção com mulheres imigrantes ou em vulnerabilidade socioeconomica para capacitação profissional (280h) em Higienista de Serviços de Saúde potencializando a inclusão social e no mercado de trabalho. O curso foi ofertado durante a pandemia no formato remoto com aulas síncronas disponibilizadas em plataforma do YouTube. O projeto tinha 3 indicadores para monitoramento: Alunas qualificadas (80%); Alunas acompanhadas no mundo do trabalho (90%) e Índice de evasão (20%).
Resultados Foram recebidas 1191 inscrições e efetivadas 241 matrículas de mulheres de Bangladesh, Benin, Burkina Faso, Sudão, Bolívia, Haiti, Venezuela e Brasil. Dentre essas, 168 (70%) em condição de desemprego. A taxa de concluintes foi de 91,7% (221) com evasão de 8,3% (20). Ao final, as alunas foram convidadas a responder um questionário e de 169 respondentes, 82,2% (139) afirmaram ter realizado entrevista de emprego durante/após o curso e 61% (n=101) relataram estar inseridas no mercado de trabalho.
Análise Crítica O estudo apresenta limitações de projeto de intervenção local com recorte de realidade, porém tem relevância social enquanto estabelece relação dialógica entre universidade e sociedade, e se dedica a um público historicamente excluído do sistema educacional e do mundo do trabalho. Com a pandemia, o projeto foi planejado e executado no formato remoto, o que não possibilitou atividades presenciais nos espaços físicos da Universidade, porém permitiu a execução em segurança com acolhimento virtual.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto teve êxito nos indicadores propostos: 221 (91,7%) alunas foram qualificadas com evasão de 8,3%. Contribuiu para articular ações de mão dupla entre universidade e sociedade, preparar as mulheres para inclusão educacional, produtiva e social através da oferta de capacitação profissional focada na autonomia para o mundo do trabalho, e induziu o desenvolvimento de competência institucional na aplicação de metodologias para projetos sociais.
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