23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC7.5 - GESTÃO E REGULAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE |
43647 - PROJETO CAFÉ COM CIÊNCIA: PORQUE HUMANIZAR É PRECISO. MARIANA JULIA PIOLI DA COSTA - ESP - MS, LESLY LIDIANE LEDEZMA ABASTOFLOR - ESP - MS, ALEXANDRE ALVES MACHADO - ESP - MS
Período de Realização Oficinas educativas realizadas de agosto de 2021 a fevereiro de 2022.
Objeto da experiência Profissionais de saúde da ESF Jardim Brasilândia e gestão municipal em saúde da PMS de Fátima do Sul-MS.
Objetivos Desenvolver com a equipe ações e práticas voltadas à humanização à luz da PNH como ponto chave sensibilizador para uma nova realidade humanizada em equipe e a qualificação das práticas e cuidado em saúde.
Metodologia A educação permanente foi desenvolvida através de oficinas educativas, com temas voltados a promover melhor comunicação, a construção de relações de afeto, confiança, vínculo, sentimento de valorização profissional, protagonismo, o incentivo a práticas colaborativas, compromisso com o fazer em saúde e novas formas de produção do cuidado. As intervenções foram avaliadas a partir dos relatos dos participantes com base em roteiro semiestruturado e análise qualitativa dos discursos.
Resultados A PNH possibilitou à equipe a retomada do trabalhador a um cenário humanizado em equipe. Houve um aumento de interação, uma melhora na comunicação interna, o resgate do vínculo, o resgate do sentimento de pertencimento e valorização em equipe, a redução dos conflitos interpessoais, a construção da autonomia e protagonismo. Isso favoreceu a melhora no clima organizacional, e a construção de uma equipe integrada com práticas interprofissionais e colaborativas humanizadas centradas no paciente.
Análise Crítica As vivências e experiências desumanizadoras dentro do ambiente de trabalho colaboram para o rompimento do vínculo, a fragmentação do trabalho, o diálogo escasso, o sentimento de desvalorização e a comunicação não assertiva, podendo ser apontados como possíveis fatores para o adoecimento mental dos trabalhadores com repercussão na assistência e na produção do cuidado em saúde. Destarte, é um cenário desafiador para gestores e equipes ao trabalho integrado, qualificado e humanizado em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Enseja-se que todo o conhecimento produzido motive o aperfeiçoamento desta proposta de educação permanente e a (re) criação de espaços, ações e práticas humanizadas dentro do ambiente de trabalho que possibilitem uma análise critico-reflexiva sobre os entraves para as práticas colaborativas do processo de trabalho em equipe. É necessário que gestores e profissionais construam estratégias de superação de equipes individualistas e frágeis.
|