Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC7.5 - GESTÃO E REGULAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE

42698 - IV FÓRUM DOS GESTORES DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL: QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DA GESTÃO E ASSISTÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL.
ELIZEL MONTEIRO DOS SANTOS - SES/DF, LORENA NATÁLIA DOS SANTOS MOTA - SES/DF, RAQUEL VAZ CARDOSO - SES/DF, GEANDRO DE JESUS DANTAS - SES/DF, MIRLENE GUEDES DE LIMA - SES/DF, THAÍS ALESSA LEITE - SES/DF


Período de Realização
17 e 18 de novembro de 2021.

Objeto da experiência
Fóruns de discussão entre Gestores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal (DF).

Objetivos
Instrumentalizar os gestores e profissionais da saúde envolvidos no gerenciamento da APS com ferramentas para qualificação dos processos da gestão e da assistência à saúde do Distrito Federal, além de auxiliá-los na elaboração dos seus Planos de Ação de Qualidade (PAQ) do Programa QualisAPS.

Metodologia
Realizou-se grupos para a contextualização da importância dos planos de ação para melhoria da APS. A dinâmica contou com uma reflexão individual e compartilhada, tendo como ponto de partida as dimensões/padrões apresentados do instrumento de autoavalição preenchidos pelos Gestores de Serviços de Atenção Primária à Saúde (GSAPs). Além de apresentação de ferramentas para os gestores.

Resultados
Contou-se com a presença de mais de 100 profissionais da APS, sendo possível a integração entre nível central com o nível local, troca de experiência entre os gestores e levantamento de necessidades que possam subsidiar a gestão central no apoio às regiões de saúde. Também foi possível apresentar o “Manual do Gerenciamento Local da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal – Manual GSAP” e a oferta de cursos para a qualificação dos gestores e profissionais da saúde.

Análise Crítica
O Fórum GSAP busca agregar temáticas e propostas alinhadas com a realidade local, caracterizando-se como um espaço potente para a abordagem das demandas reais da APS, além de proporcionar trocas entre os gestores que reconhecem os desafios e possibilidades do seu cotidiano. O fórum também levanta informações valiosas para a gestão central, na medida em que esta se aproxima da gestão local, fortalecendo o apoio e a comunicação.


Conclusões e/ou Recomendações
Espera-se que o Fórum GSAP seja institucionalizado na SES/DF, com a realização anual. Para tanto, é necessário que os gestores tenham agenda garantida/protegida para participar, que os temas propostos e ferramentas apresentadas sejam de relevância para os GSAPs no gerenciamento local da APS.