23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC7.5 - GESTÃO E REGULAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE |
41346 - PROCESSO DE TRABALHO EM CLÍNICAS POPULARES DE SAÚDE: PERSPECTIVA DE MÉDICOS DOUGLAS MORAES CAMPOS - UFMA, RUTH HELENA DE SOUZA BRITTO FERREIRA DE CARVALHO - UFMA, MARIA TERESA SEABRA SOARES DE BRITTO E ALVES - UFMA
Apresentação/Introdução As Clínicas Populares de Saúde (CPSs) são empresas que ofertam exames diagnósticos e consultas com médicos especialistas com desembolso direto do cliente. Como estratégia e caraterística de seu modelo de negócio, os serviços são oferecidos a preço “popular” e sem “filas de espera”. Desde a década passada, vem crescendo no país o número dessas empresas que se sustentam na força de trabalho médico.
Objetivos Compreender o processo de trabalho em saúde de CPSs em São Luís, Maranhão, a partir da perspectiva de médicos.
Metodologia Pesquisa qualitativa realizada entre os meses de maio a julho de 2021, junto a jovens médicos. A partir de um informante-chave, foi adotada a técnica de bola de neve e um total de oito entrevistas online foram realizadas. O roteiro abordou questões sobre experiências laborais anteriores e condições de trabalho nas CPSs. Trata-se de uma análise compreensiva sobre a visão desses profissionais, acerca das relações entre médicos e destes com os clientes e gestores, em termos de processos, meios e dinâmica de trabalho.
Resultados Os médicos entrevistados foram contratados no final de suas residências médicas, como pessoa jurídica, vínculo denominado pjotização, isto é, que não garante direitos trabalhistas. Além disso, as CPSs são percebidas como lugar de aquisição de experiência profissional e construção de clientela. A assistência prestada pelas empresas é vista como limitada, pois está centrada no binômio queixa-conduta. Em caso de diagnóstico de doenças graves, tais profissionais recorrem às suas redes pessoais/laborais para “encaminhar” usuários das CPSs para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Conclusões/Considerações As CPSs apresentam um modelo de assistência à saúde fragmentado e pouco resolutivo, o que desafia a continuidade do cuidado proposto pelas condutas médicas em casos mais graves. Neste cenário, esses profissionais submetem-se a condições de exploração de mão de obra e informalmente rearranjam as limitações do serviço em busca de sua consolidação no mercado de trabalho.
|