23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC7.5 - GESTÃO E REGULAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE |
39173 - MUDANDO O RUMO DA PROSA NA GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE: NOVO ARRANJO INSTITUCIONAL ANA CARLA MACÊDO DO NASCIMENTO - SESAP RN, ELENIMAR COSTA BEZERRA - SESAP RN
Período de Realização Essa experiência teve início em 2020, na Secretaria de Estado da Saúde Pública no RN
Objeto da experiência A mudança organizacional da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação (CGTES) na Saúde na construção de novas atribuições e perfis gestores
Objetivos Reconhecer a identidade das diferentes equipes que compõem a CGTES, para a pactuação do acordo de desempenho e novos processos de trabalho.
Levantar as necessidades de qualificação com vistas a elaboração do plano de educação permanente
Metodologia Trata-se de um relato de experiência onde se realizou 06 oficinas mediadas pelo apoio institucional tendo a educação permanente como estratégia para discutir a implementação da Mudança organizacional, potencialidades dos gestores, o plano de educação permanente, elaboração das novas atribuições, traçar o perfil gestor e organizar novos projetos de intervenção, para subsidiar o planejamento das ações e o acordo de desempenho dos gestores.
Resultados Construção de planilhas com informações sobre perfil profissional, atribuições, problemas enfrentados na função gerencial, levantamento da necessidade de educação permanente e prazos para execução dos processos, com vistas ao registro e acompanhamento da Coordenação
Gerar acordos de desempenho construídos de forma dialogada para organização dos processos de trabalho.
Construir um plano de educação permanente das funções gerenciais
Análise Crítica Foi fundamental proporcionar cada vez mais a conexão entre os gestores da coordenação, valorizando o trabalho e os instrumentos de gestão, disparando vários movimentos mediados pelo apoio institucional, para que os envolvidos fortaleçam os processos de trabalho gerenciais, suas responsabilidades, potencialidades de comunicação, seus fluxos e necessidades de educação permanente para a melhoria do desempenho em área estratégica para o SUS RN.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que o grande desafio na agenda da gestão do trabalho e da educação na saúde é responder a qualificação dos processos de gestão para investir em processos de mudança sobre a nova estrutura organizacional, e a partir das oficinas instituir diálogos para melhorar a eficiência administrativa e, por conseguinte, a capacidade de resposta às crescentes demandas da sociedade em relação aos serviços prestados pela instituição.
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