23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC7.4 - VIGILÂNCIA DE ACIDENTES E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO |
40213 - SAÚDE DO TRABALHADOR: PROPOSIÇÕES PARA SE AVANÇAR RENATA FONSÊCA SOUSA DE OLIVEIRA - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN, NATHALIA HANANY SILVA DE OLIVEIRA - UFRN, THAIS PAULO TEIXEIRA COSTA - UFRN, MARIA ELOIZA DA SILVA - UFRN
Apresentação/Introdução A conformação da área da Saúde do Trabalhador é fruto de um processo histórico de luta social. Após a Constituição Federal de 1988, avançou-se esta área no campo de atuação do Sistema Único de Saúde, desempenhando um papel importante nos processos relacionados ao trabalho. Todavia, os desafios para a sua consolidação se faz presente nos serviços de saúde.
Objetivos Identificar proposições elencadas por profissionais do Sistema Único de Saúde para fortalecer a área da Saúde do Trabalhador nos serviços públicos de saúde.
Metodologia Estudo documental de abordagem qualitativa. O estudo é parte integrante da pesquisa “Gestão do Trabalho em Saúde: em busca do cálice não tão perdido”, desenvolvida pelo Observatório de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os documentos objeto de pesquisa foram os Projetos de Intervenção resultantes dos trabalhos de conclusão do curso da Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde para as regiões Sul e Sudeste, promovido pela UFRN em parceria com o Ministério da Saúde. Para este estudo, foram analisados projetos de intervenção que abordavam propostas relacionadas a Saúde do Trabalhador, pertencentes ao Sudeste do país.
Resultados Foram analisados 175 projetos de intervenção, destes 57 relacionaram ao tema Saúde do Trabalhador. As proposições elencadas pelos profissionais para fortalecer a área da Saúde do Trabalhador foram: necessidade de implantar oficinas terapêuticas como instrumento de cuidado da saúde mental dos trabalhadores; elaboração de projetos que buscam melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores; construção de espaços de compartilhamento de vivências relacionadas ao processo de trabalho; viabilizar a participação ativa dos servidores por meio de espaços coletivos e processos interativos de planejamento e de tomada de decisão para que estes se sintam mais motivados e atores protagonistas no SUS.
Conclusões/Considerações A área da saúde do trabalhador embora se tenha avançado nos últimos anos, mediante legislações instituídas no SUS, a consolidação das ações para esta área ainda demanda esforços e encontra-se no rol de necessidades dos trabalhadores do SUS. Desse modo, ressalta-se a importância de mais estudos sobre o tema na perspectiva de fortalecer a área, superar as fragilidades e subsidiar gestores de saúde para a tomada de decisão.
|