23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC7.4 - VIGILÂNCIA DE ACIDENTES E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO |
39785 - AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SETOR DE TELEATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM SALVADOR-BA. FRANCESCA DE BRITO MAGALHAES - CEREST SALVADOR, ROBERTA LUCIANA RODRIGUES B. CARVALHO - CEREST SALVADOR, TIZA TRÍPODI MARCHI MENDES - CEREST SALVADOR, ANA CARINA DUNHAN MONTEIRO - CEREST SALVADOR, ISLEN SILVA MOREIRA - CEREST SALVADOR, ADRIANA GREGORCIC - CEREST SALVADOR
Período de Realização 2020 a 2022
Objeto da experiência Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) no setor de teleatendimento no contexto da pandemia de COVID-19.
Objetivos Descrever as ações de VISAT e as principais medidas proteção e controle quanto à pandemia de COVID-19 desenvolvidas e recomendadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) no setor de teleatendimento no município de Salvador.
Metodologia Nesse estudo realizou-se revisão da literatura acerca da temática, inspeções sanitárias nos ambientes e processos de trabalho de empresas de teleatendimento, bem como elaboração de estratégias para o enfrentamento do coronavírus nesse setor produtivo.
Resultados Elaboração de Nota Técnica nº 03/2020, com orientações de saúde e segurança para trabalhadores de Teleatendimento, com foco em medidas de prevenção e controle, individuais e coletivas; 2. Inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador em empresas de teleatendimento, com recomendações técnicas para o enfrentamento da COVID-19; 3. Articulação Intersetorial com atores externos, como o Ministério Público do Trabalho e Sindicatos de Trabalhadores para desdobramento das ações de Saúde do Trabalhador.
Análise Crítica O trabalho dos operadores de teleatendimento, normalmente, é realizado em um ambiente com alta densidade populacional, pouco distanciamento físico e compartilhamento das posições de atendimento (PAs), o que acarreta em risco médio de transmissão de COVID-19. Dessa forma, há necessidade de adequações nos ambientes e processos de trabalho, com atenção especial às medidas de prevenção e controle coletivas e individuais, buscando reduzir o risco de transmissão da COVID-19 entre os trabalhadores.
Conclusões e/ou Recomendações As ações de VISAT no setor de teleatendimento foram importantes para a prevenção da COVID-19 nos locais de trabalho, com a implementação das medidas de controle e prevenção apresentadas nos documentos técnicos do Cerest Salvador, além do trabalho remoto, estratégia utilizada pelas empresas. Nota-se a necessidade de fortalecer ações intersetoriais, realizando intervenções coletivas por ramo produtivo, para maior efetividade das ações de VISAT.
|