Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC7.2 - TRABALHO EM SAÚDE

38749 - ENTRE OS RITOS DO COTIDIANO E AS POSSIBILIDADES DE CUIDAR DAS PESSOAS COM OBESIDADE: GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (PNAN) EM SALVADOR-BAHIA
KÊNYA LIMA DE ARAÚJO - SECRETARIA DA SAÚDE DE SALVADOR, DÉBORA SANTA MÔNICA SANTOS - SECRETARIA DA SAÚDE DE SALVADOR


Período de Realização
Do mês de fevereiro de 2021 aos dias atuais.

Objeto da experiência
Monitoramento dos planos de ação da rede de Atenção Primária à Saúde de Salvador no que tange a qualificação do cuidado a pessoas com obesidade.

Objetivos
Acompanhar o desenvolvimento das ações propostas pelas equipes da Atenção Primária à Saúde para qualificar o cuidado ofertado a pessoas com sobrepeso e obesidade a partir de reflexões sobre o saber-fazer e saber cuidar em saúde oriundas da participação em um curso sobre a temática ocorrido em 2020.

Metodologia
São realizadas reuniões ampliadas com representantes da gestão central, distritos sanitários e profissionais da assistência para discussão dos cenários locais (processos de trabalho, prioridades da agenda, articulação intersetorial, ações desenvolvidas correlatas à temática obesidade e viabilidade de implementação de novas estratégias de cuidado a pessoas com sobrepeso e obesidade) e pactuados ajustes necessários aos planos de ação iniciais, de modo que melhor dialoguem com o momento atual.

Resultados
Atualmente 20 planos de ação vêm sendo implementados na perspectiva da qualificação do cuidado a pessoas com sobrepeso e obesidade. Destacam-se, neste primeiro ano, atividades relacionadas ao enfrentamento do estigma da obesidade de profissionais de saúde e a multiplicação por pares dos conteúdos estudados no curso - oriundo de financiamento do Ministério da Saúde que foi ofertado pela gestão municipal a partir da parceria realizada com Instituições de Ensino Superior da Bahia

Análise Crítica
A rotatividade de profissionais na rede APS e a desmobilização das agendas típicas das equipes para atendimento de demandas requeridas pelo cenário da pandemia de COVID-19 se configuraram entraves para a priorização das atividades propostas inicialmente nos planos de ação pelas equipes. Os processos de trabalho entre as equipes de Saúde da Família e EqNASF-AB ainda se mantém, em sua maioria, fragilizados e passos para sua necessária articulação vem sendo discutidos com as equipes distritais.

Conclusões e/ou Recomendações
A implementação de ações para qualificar o cuidado a pessoas com sobrepeso e obesidade foi incluída como meta/produto no Plano Municipal de Saúde (2022-2025) e Plano Municipal de Enfrentamento a Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (2022-2030), como forma de priorizar essa agenda ao institucionalizá-la como compromisso da gestão. Investir na qualificação da força de trabalho fortalece a agenda de Alimentação e Nutrição, conforme prevê a PNAN.