SA6.3 - MIGRANTES, NUTRIÇÃO E SAÚDE GLOBAL (TODOS OS DIAS)
|
38653 - SAÚDE BUCAL AO LONGO DA VIDA: DISSEMINANDO E IMPLEMENTANDO EVIDÊNCIAS POR MEIO DE UM CONSÓRCIO GLOBAL DE ESTUDOS DE COORTE DE NASCIMENTOS KAREN G PERES - DUKE-NUS MEDICAL SCHOOL SINGAPORE
Apresentação/Introdução As doenças bucais são consideradas as mais prevalentes em todo o mundo afetando mais os grupos socialmente desfavorecidos. Coorte de nascimentos revelam a história natural das condições bucais e ampliam o conhecimento de eventos que ocorrem no ciclo da vida. Coletar e relatar rotineiramente a saúde de uma população é crucial para compreender as doenças, informar políticos e propor intervenções.
Objetivos Fornecer exemplos empíricos de aplicação de teorias do curso de vida em saúde bucal, discutir a implicação destes achados para políticas públicas e descrever a construção de um consórcio de estudos de coorte de nascimento de saúde bucal.
Metodologia Serão apresentados resultados de estudos sobre o papel da posição socioeconômica durante o curso de vida na saúde bucal, a relação entre saúde bucal e geral e modelos preditivos para agravos bucais, usando dados de OHRBCS. Serão descritas as estratégias para identificar os participantes de um consórcio global de ORHBCS, para estabelecer uma agenda global de pesquisa, e para executar análises de dados agrupados assim como estabelecer uma rede colaborativa de longo prazo de ORHBCS. O lançamento do projeto Consórcio de OHRBCS – GLOBICS - será detalhado, enfatizando seus objetivos, metas e estágio atual.
Resultados Existe uma evidente associação entre o número de episódios de pobreza relativa e desfechos desfavoráveis em saúde bucal na vida adulta. A amamentação prolongada constitui-se fator de risco para cárie dentária; exposição a anestesia geral em crianças menores do que 4 anos se associa a pior desempenho escolar aos 8 anos de idade. Modelos preditivos revelaram que problemas de oclusão nos dentes decíduos influenciam as necessidades de tratamento ortodôntico na adolescência. O GLOBICS inclui 120 potenciais OHRBCS, desenvolveu uma estratégia para a identificação de uma agenda global de pesquisa e planejou um estudo piloto com análise de dados agrupados de diferentes estudos.
Conclusões/Considerações As evidências obtidas das OHRBCS devem ser globalizadas. Estabelecer uma rede colaborativa de longo prazo entre os OHRBCS e com uma agenda global de pesquisa para responder questões relevantes, facilitará a divulgação dos resultados desta colaboração através de publicações e eventos científicos, o desenvolvimento da próxima geração de pesquisadores, além de influenciar educadores e formuladores de políticas públicas de saúde.
|