SA6.2 - TÓPICOS EM SAÚDE GLOBAL (TODOS OS DIAS)
|
41113 - CONSTRUÇÃO DE NOVOS INDICADORES PARA MONITORAMENTO DE SÍFILIS CLARISSA GONÇALVES DA SILVA - SES-RJ, JULIANA REBELO GOMES - SES-RJ, DENISE RIBEIRO FRANQUEIRA PIRES - SES-RJ, ELIZABETH BORGES LEMOS - SES-RJ, KÁTIA REGINA VALENTE DE LEMOS - SES-RJ
Período de Realização O DOCUMENTO TÉCNICO FOI ESCRITO ENTRE OS MESES DE MARÇO E ABRIL DE 2022.
Objeto da experiência MONITORAMENTO DE SÍFILIS PARA INSTRUMENTALIZAR A ATUALIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE BUSQUEM REDUZIR AS CONSEQUÊNCIAS DA DOENÇA.
Objetivos ELABORAR DOCUMENTO TÉCNICO CONTENDO INDICADORES PARA AO MONITORAMENTO DE SÍFILIS ADQUIRIDA, SÍFILIS EM GESTANTE E SÍFILIS CONGÊNITA. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS TIVEMOS DE DESCREVER A FORMA DE CÁLCULO E DE ANÁLISE DE CADA INDICADOR E, ELABORAR E APRESENTAR A FICHA DE CADA INDICADOR PROPOSTO.
Metodologia OS INDICADORES FORAM CONSTRUÍDOS EM TRÊS ETAPAS. 1ª IDENTIFICAÇÃO DE DADOS (ACESSO AOS DADOS SECUNDÁRIOS DOS SISTEMAS: SINAN, SIM E SINASC). 2ª SELEÇÃO DOS INDICADORES (LEVANTAMENTO DE PROBLEMAS LIGADOS AO TRATAMENTO ADEQUADO, AO DIAGNÓSTICO PRECOCE E A MORTALIDADE INFANTIL LIGADOS A SÍFILIS). 3ª CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DO INDICADOR (ESTABELECIDOS PARÂMETROS PARA AS VARIÁVEIS: TÍTULO, DEFINIÇÃO, INTERPRETAÇÃO, FREQUÊNCIA DE MENSURAÇÃO, REFERÊNCIA, FONTE DE DADOS, CÁLCULO, TIPO, USO E LIMITAÇÃO).
Resultados FICOU EXPLICITO QUE A SÍFILIS CONGÊNITA É O DESFECHO DE MAIOR RELEVÂNCIA SOCIAL E ECONÔMICA, SENDO NECESSÁRIO MONITORAR INDICADORES QUE SIRVAM DE ALERTA PARA EVITAR A DOENÇA. FORAM PROPOSTOS OS SEGUINTES INDICADORES: 1. PROPORÇÃO DE MULHERES COM DIAGNÓSTICO OPORTUNO DE SÍFILIS DURANTE A GESTAÇÃO; 2. PROPORÇÃO DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL COM DIAGNÓSTICO DE SÍFILIS ADQUIRIDA; 3. RAZÃO ENTRE GESTANTES E RN COM SÍFILIS E; 6. RISCO DE ÓBITO POR SÍFILIS CONGÊNITA.
Análise Crítica A SÍFILIS É CONSIDERADA PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, COM ALTA INCIDÊNCIA NO ERJ. MESMO COM A INTRODUÇÃO DE INICIATIVAS VOLTADAS A REDUÇÃO DA SÍFILIS NO ESTADO, OS CASOS EM MENORES DE UM ANO VÊM CRESCENDO EM TODAS AS REGIÕES, CONTRARIANDO A PROPOSTA DE REDUÇÃO DA AGENDA DE 2030. FAZENDO-SE NECESSÁRIO PENSAR AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A REDUÇÃO DOS CASOS. PENSAR INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO PODEM SERVIR DE ALERTA PARA FALHAS NO PROCESSO DE TRABALHO QUE ESTÃO LEVANDO AO AUMENTO DE CASOS.
Conclusões e/ou Recomendações NOS MUNICÍPIOS DO ERJ, TEM-SE TRABALHADO NA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA DA SÍFILIS EM GESTANTE (CAPTAÇÃO PRECOCE, TRATAMENTO ADEQUADO) PARA EVITAR O DESFECHO DE UM RN COM A DOENÇA. E DA SÍFILIS CONGÊNITA (CAPTAÇÃO DOS CASOS NO NASCIMENTO PARA TRATAMENTO ADEQUADO, A FIM DE DIRIMIR AS SEQUELAS ASSOCIADAS. RECOMENDA-SE ANÁLISE DOS INDICADORES PROPOSTOS NOS PRÓXIMOS MESES, PARA IDENTIFICAR POSSÍVEIS FALHAS NA LINHA DE CUIDADO QUE POSSAM SER CORRIGIDAS.
|