Sessão Assíncrona


SA6.2 - TÓPICOS EM SAÚDE GLOBAL (TODOS OS DIAS)

41102 - O CICLO DE OFICINAS “OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA” E A ESTRATÉGIA DE REDE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMUNS
CARLOS EDUARDO COLPO BATISTELLA - EPSJV/FIOCRUZ, ANA BEATRIZ DE NORONHA - EPSJV/FIOCRUZ, LUCIANA MILAGRES - EPSJV/FIOCRUZ


Período de Realização
O Ciclo de Oficinas foi realizado de 6 de julho de 2021 a 30 de novembro de 2021

Objeto da experiência
O papel das redes internacionais – RETS, RETS-CPLP e RIETS - na superação dos desafios da formação de técnicos em saúde na pandemia de Covid-19

Objetivos
O objetivo da iniciativa foi gerar um espaço de intercâmbio, reflexão, aprendizado e formulação de propostas baseadas em experiências concretas de como diferentes instituições formadoras enfrentaram os desafios da interrupção das atividades presenciais durante a pandemia e alcançaram seus objetivos.

Metodologia
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), como Centro Colaborador da Opas/OMS para a Educação de Técnicos de Saúde e em cooperação com a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) e suas duas sub-redes – a Rede Ibero-Americana de Educação de Técnicos em Saúde (RIETS) e a Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP) - lançou um ciclo de oficinas com temas de interesse para as diferentes instituições formadoras.

Resultados
Em cada oficina foram apresentadas experiências realizadas pelos membros das redes a fim de permitir a divulgação, reflexão e debate, sempre priorizando o intercâmbio entre os presentes. Com base nas questões discutidas a cada encontro, foram definidos tópicos para as oficinas seguintes. As oficinas estão disponíveis na internet e seu conteúdo e recomendações sistematizados em um e-book https://www.rets.epsjv.fiocruz.br/biblioteca/desafios-da-formacao-de-tecnicos-em-saude-no-contexto-da-pandemia.


Análise Crítica
Defendeu-se a prioridade de abordagens educacionais que fortaleçam os sistemas nacionais de saúde e a APS. Face à infodemia, apontou-se a necessidade de desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação, divulgação científica e educação em saúde entre os técnicos; reconheceu-se a necessidade de investimento na formação didática e pedagógica dos docentes. Do mesmo modo, reafirmou-se o papel das escolas na promoção da educação inclusiva, equitativa e de qualidade (ODS 4 da agenda 2030).

Conclusões e/ou Recomendações
No enfrentamento das emergências sanitárias cresce a responsabilidade dos Centros Colaboradores da Opas/OMS na busca de soluções aos desafios que se apresentam. Na pandemia de Covid-19 a EPSJV/Fiocruz confirmou sua capacidade de responder em tempo às necessidades da área de educação de técnicos em saúde, promovendo suporte às instituições formadoras no campo pedagógico, de pesquisa e de produção de materiais de apoio aos trabalhadores do setor.