SA6.1 - AGENDA 2030, APS E SAÚDE GLOBAL (TODOS OS DIAS)
|
41604 - ATENÇÃO À FAMÍLIA NA REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA DA BAHIA: UMA EXPERIÊNCIA PILOTO DE FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO MONICA MACHADO DE MATOS - UFBA, FERNANDA REIS - CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, LIA ARAÚJO - SESAB, MARIANA SANTOS AMARAL - UFBA, TARSILA FIGUEIREDO FERREIRA - UFBA
Período de Realização Junho de 2021 a maio de 2022.
Objeto da experiência Implantação de Grupos de Família em Centros Especializados em Reabilitação (CER) da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) na Bahia.
Objetivos Implementar Grupos de Família de crianças com deficiência utilizando a metodologia do ‘Programa Juntos’ em três CERs da RCPD, situados em Salvador-BA.
Metodologia Em cada grupo de família aconteceram 10 sessões semanais baseadas no manual orientador do Projeto JUNTOS, abordando temas relacionados às atividades diárias, direitos das pessoas com deficiência, inclusão comunitária e estimulação precoce. Os grupos foram facilitados por uma dupla de facilitadoras, sendo uma profissional de saúde e uma mãe de criança com deficiência.
Resultados Foram executados 5 grupos, envolvendo 42 familiares (mães, pais, irmãos e avós) de crianças com SCZV, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Atraso Global do Desenvolvimento, Síndrome de Down e prematuridade. Durante as sessões observou-se o desenvolvimento da participação dos familiares, expressando suas emoções, dificuldades e estratégias utilizadas para promover o cuidado às crianças. Reflexões sobre a deficiência e mudanças na rotina foram relatadas a partir das discussões nos grupos.
Análise Crítica A vivência de cuidado em tempo integral aliada à sensação de isolamento do contexto da Pandemia de COVID-19 vulnerabilizou ainda mais familiares de crianças com deficiência, especialmente as mulheres. Dessa forma, foi notável a falta de políticas protetivas para esse público. A potência do encontro entre pares possibilitou o compartilhamento de medos e desafios com outros que partilham realidades semelhantes, além do fortalecimento na luta por garantia de direitos.
Conclusões e/ou Recomendações O programa Juntos, que foi estruturado para ser executado em comunidades, mostrou-se viável no contexto da RCPD brasileira, especialmente nos CER, cujo trabalho requer uma abordagem centrada na pessoa e sua família. A participação de uma mãe como facilitadora revela-se como uma oportunidade importante para aproveitar os saberes e práticas das famílias para o cuidado e construir um espaço de formação horizontal.
|