SA6.1 - AGENDA 2030, APS E SAÚDE GLOBAL (TODOS OS DIAS)
|
40987 - FATORES ASSOCIADOS A DESFECHOS GRAVES MATERNOS E DOS CONCEPTOS NA REGIÃO METROPOLITANA II DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JOSY MARIA DE PINHO DA SILVA - UFRJ, PAULINE LORENA KALE - UFRJ, SANDRA COSTA FONSECA - UFF, NINA NOGUEIRA ALT - UFF, THAMIRES NANTES - SMSRJ
Apresentação/Introdução Para cada morte materna há um número maior de mulheres graves sobreviventes. A OMS propôs uma classificação de condições ameaçadoras à vida materna, que podem resultar em sobrevida ou no óbito. As condições que ameaçam a vida materna no ciclo gravídico-puerperal podem impactar também a saúde do concepto, levando à ocorrência de desfechos graves como near miss e óbitos fetais e neonatais.
Objetivos Estimar a carga de morbidade grave e mortalidade em parturientes, fetos e neonatos e investigar a associação entre os desfechos maternos e de seus conceptos.
Metodologia Coorte retrospectiva de 546 parturientes e seus conceptos no hospital universitário referência para gravidez de alto risco da região metropolitana II do estado do Rio de Janeiro de 2015 a 2017. Classificamos as parturientes segundo morbidade obstétrica (MO) em direta, indireta e mista, e seus desfechos como: 1) sem gravidade, 2) complicação grave (CG), 3) intervenção crítica/Unidade Terapia Intensiva e 4) maior gravidade - near miss materno (NMM) ou óbito. Avaliamos os conceptos quanto a near miss neonatal (NMN), óbitos fetais e neonatais. Estimamos indicadores de morbimortalidade, e fatores de associação (regressão logística multinomial).
Resultados Morbidade Obstétrica (MO) foi frequente: 29,3% indiretas, 22,3% diretas e 15,8% mista (direta e indireta). Ocorreram oito casos de NMM, sete com MO direta. Entre os conceptos, 7,5% foram casos de NMN e 4,4%, óbitos. O risco de desfecho grave materno foi 16,8 e neonatal, 102,6 p/1000 nascidos vivos. Estiveram associados ao NMN: cor parda, pré-natal inadequado, CG e NMM/óbito; e ao óbito do concepto: pré-natal inadequado e NMM/óbito.
Conclusões/Considerações Mesmo em situação de referência, desigualdades sociodemográficas e assistenciais afetam negativamente mães e, consequentemente, seus conceptos. A incorporação da avaliação e monitoramento dos critérios de near miss pelos serviços de saúde se faz necessária. Ademais, reforçamos a necessidade de investimentos na saúde das mulheres para além das políticas de saúde reprodutiva, garantindo condições de vida saudáveis.
|