39077 - TENDÊNCIA TEMPORAL DA MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL NA DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 2011-2020 MARIZÂNGELA LISSANDRA DE OLIVEIRA SANTIAGO - UFC, RENATA ADELE DE LIMA NUNES - SSPDS/CE, TAMIRES FEITOSA DE LIMA - UFC, FERNANDO VIRGÍLIO ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA - UFC, MABELL KALLYNE MELO BESERRA - UFC, LYDIA MENESES DE MOURA - UFC, FRANCISCO THIAGO CARNEIRO SENA - UFC, CECÍLIA REGINA SOUSA DO VALE - UFC, MÁRCIA LÚCIA DE OLIVEIRA GOMES - SESA/CE, RAIMUNDA HERMELINDA MAIA MACENA - UFC
Apresentação/Introdução Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morbimortalidade global, constituindo problema de saúde pública. Declarado o período 2011-2020 como a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cujo objetivo era reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2020, a problemática passou a configurar entre as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, participando da Agenda 2030.
Objetivos Analisar a tendência temporal da mortalidade por acidente de trânsito no Brasil durante a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020) e a diferença entre a mortalidade por aquele agravo no primeiro e último anos da série histórica.
Metodologia Estudo ecológico, de série temporal, utilizando dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, Ministério da Saúde, referentes aos óbitos por acidentes envolvendo transporte terrestre (CID V01-V89) no Brasil, período 2011-2020. A tendência temporal foi calculada com o software Joinpoint Regression Program versão 4.9.0.1, obtendo-se gráficos de linhas e modelos de regressão de Poisson, e identificando-se a variação percentual anual (APC) e a variação percentual anual média (AAPC). O cálculo da diferença na mortalidade entre 2011 e 2020, em valor bruto e percentual, foi realizado no programa Excel® for Windows. Por utilizar dados secundários, foi dispensada apreciação por Comitê de Ética.
Resultados Os dados apontam que, no Brasil, ocorreram 43.256 e 32.716 óbitos por acidentes de trânsito nos anos de 2011 e 2020, respectivamente, havendo, portanto, uma redução do evento em 24,4% (10.540 óbitos). A tendência temporal apontou uma redução significativa das mortes por aquele agravo em todo o período, com AAPC (2011-2020) = -4,7* (-6,4 – -3,0). O período foi constituído de duas tendências de redução, sendo a primeira referente a 2011-2014 [APC = -2,6 (-7,9 – 3,0), p=0,284], não significativa, e a segunda no período de 2014-2020 [APC = -5,7* (-7,7 – -3,7), p=0,001], apresentando significância estatística.
Conclusões/Considerações Apesar da tendência de declínio da mortalidade por acidentes de trânsito no Brasil, especialmente após 2014, a meta para a Década de Ação pala Segurança no Trânsito 2011-2020 não foi alcançada. Desse modo, sugere-se o desenvolvimento de práticas intersetoriais e multidisciplinares para o fortalecimento do enfrentamento e das ações de promoção e prevenção daquele agravo no país.
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