22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC6.2 - DESIGUALDADES E ALIMENTAÇÃO |
44210 - ANÁLISE LÓGICA DA ESTRATÉGIA DE FORTIFICAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO INFANTIL COM MICRONUTRIENTES EM PÓ – NUTRISUS. MARION CERQUEIRA DOS SANTOS - MEPISCO/UNEB, THAÍS REGIS ARANHA ROSSI - MEPISCO/UNEB
Apresentação/Introdução No Brasil, a Estratégia de Fortificação com Micronutrientes em Pó é conhecida como NutriSUS e foi implantada em 2015, a partir da necessidade do cuidado integral à saúde da criança e implementada intersetorialmente pela atenção básica em conjunto com as equipes escolares, em creches e unidades de educação infantil, através do Programa Saúde na Escola (DIAS et al, 2018; SILVA, 2021).
Objetivos Este artigo teve como objetivo realizar uma análise lógica direta da estratégia NutriSUS, no enfrentamento e prevenção as deficiências de micronutrientes.
Metodologia Para amparar esta análise, o estudo se baseou metodologicamente nas propostas de Rey e colaboradores (2011), Champagne e colaboradores (2010) e Bezerra, Cezarin e Alves (2010) (formulação do modelo lógico), seguindo as etapas de caracterização do modelo lógico, a partir de documentos oficiais do NutriSUS; construção do modelo teórico conceitual, a partir da análise da síntese integrativa de evidências científicas sobre a estratégia de fortificação com micronutrientes em pó, no Brasil e no mundo e finalmente a comparação do modelo lógico com o modelo teórico conceitual.
Resultados O modelo lógico identificou a falta de unicidade na descrição dos objetivos específicos do NutriSUS nos documentos orientadores para implementação. O modelo teórico evidenciou a necessidade de avaliação da capacidade estrutural, articulação da estratégia a outras políticas existentes e aconselhamento contínuo para cuidadores. A identificação de indicadores críticos da implementação ficou evidente. Destaca-se a necessidade de monitorar e avaliar a evolução das atividades desenvolvidas, realizando ajustes necessários em etapas críticas da intervenção, assim como o papel dos trabalhadores na compreensão do MNP.
Conclusões/Considerações A análise lógica realizada concluiu que a implementação do NutriSUS foi parcialmente fundamentada em evidências científicas, carecendo de fortalecimento das lacunas identificadas na revisão realizada.
|