24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC5.20 - PANDEMIA DA COVID-19 E SAÚDE REPRODUTIVA |
42684 - REINVENTANDO AS PRÁTICAS COLETIVAS DE PRÉ-NATAL DURANTE A PANDEMIA DAIANY CHRISTINELLI - UFSCAR, NATÁLIA REJANE SALIM - UFSCAR, NATÁLIA SEVILHA STOFEL - UFSCAR, JAMILE CLARO DE CASTRO BUSSADORI - UFSCAR
Apresentação/Introdução O pré-natal coletivo promove uma escuta de qualidade, segura e eficiente, estimula o autoconhecimento e o saber popular. Com a pandemia de Covid-19, as formas de cuidado coletivo passaram por transformações para a garantia de sua continuidade, assim, estes grupos precisaram ser realizados de modo virtual, sendo desafiador prestar cuidado a mulheres no ciclo gravídico puerperal de forma remota.
Objetivos Compreender os desafios para a implementação da prática do pré-natal coletivo, dando ênfase para as experiências durante a pandemia. Compreender como foram realizadas as práticas coletivas de pré-natal durante a pandemia de Covid-19.
Metodologia Estudo qualitativo, foram entrevistadas profissionais de saúde que implementaram a prática do pré-natal coletivo e que vivenciaram práticas coletivas no cuidado perinatal durante a pandemia de Covid-19, em uma Casa de Parto vinculada ao SUS. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da UFSCar. As entrevistas foram realizadas via plataforma online de videoconferência. Os dados foram analisados através do referencial metodológico da análise temática de conteúdo.
Resultados Os resultados possibilitaram importantes reflexões acerca de estratégias de implementação do modelo de cuidado perinatal que vise práticas coletivas. Os relatos mostram as potencialidades e as dificuldades e desafios de promover atendimento remoto. Os principais pontos levantados foram os desafios em promover as mesmas práticas de cuidado no modelo presencial, na valorização das mulheres, para além de procedimentos técnicos, visando que a mulher esteja no centro do cuidado e tenha experiências seguras e positivas na gestação, parto e pós-parto através da tela de um computador, além de conseguir manter a frequência, acesso e participação ativa das mulheres nestes encontros.
Conclusões/Considerações A implementação das práticas de pré-natal coletivo durante a pandemia exigiu um novo modo de construir práticas de saúde e de relacionamento com as mulheres. Inúmeros desafios foram encontrados nesse processo, essas experiências mostraram contribuir para novas formas de gestão e organização de práticas de cuidado. Permanece o desafio de ampliação e qualificação da atenção pré-natal. O pré-natal coletivo se coloca como uma potente estratégia de cuidado.
|