Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC5.24 - TELEMONITORAMENTO E TRABALHO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

44728 - “VOLTA ÀS AULAS E XÔ COVID-19”: SISTEMA DE TRIAGEM PARA CONTROLE DE ACESSO NAS DEPENDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS BASEADO EM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO AUTOAPLICADO.
CARLA TAIANA ARAUJO VILA NOVA - UFOB, RAIANE COSTA SOUZA - UFOB, TAÍSE DE OLIVEIRA SILVA - UFOB, MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA TERTO LIMA - UFOB, DIANA YOSHIE TAKEMOTO - UFOB, LERIANE SILVA CARDOZO - UFOB, JAQUELINE FRITSCH - UFOB, ISABELE SANTANA MEDEIROS DE LUCENA - UFOB, CRISTIANE TAVARES DE OLIVEIRA DIAS - UFOB, ADRIANA MIGLIORINI KIECKHÖFER - UFOB


Período de Realização
Iniciado em outubro de 2020 e vigente até o momento.

Objeto da experiência
Questionário Eletrônico Autoaplicado de Triagem para Controle de Acesso.

Objetivos
Descrever estratégia para identificação de possíveis casos suspeitos de covid-19 e contatos próximos entre membros da comunidade universitária, a ser adotada para o retorno das atividades acadêmicas presenciais em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) localizada no oeste da Bahia.

Metodologia
Para a construção da estratégia institucional foi constituída uma comissão intersetorial (PROPLAN, PROGEP, PROAD e SACRES). A comissão se reuniu de forma remota e periódica para discutir as estratégias adequadas e viáveis à realidade institucional e após análise das sugestões, definiu-se pela utilização de questionário eletrônico autoaplicado, desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação (TI). Após fase de testes e ajustes, a utilização do questionário tornou-se obrigatória.

Resultados
Foi criado um questionário eletrônico oficial, acessado mediante login e senha institucionais, contendo 13 perguntas divididas em duas categorias: sinais e sintomas e contato próximo com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. O sistema foi programado para identificar possíveis casos suspeitos e contatos próximos, considerando as definições do Ministério da Saúde, e emitir recomendação positiva ou negativa para o deslocamento para a IFES, direcionada ao usuário e ao administrador do sistema.

Análise Crítica
O instrumento no formato eletrônico e autoaplicado possibilita aos membros da multicampia a mesma condição para acesso à ferramenta e auxilia na biossegurança institucional, mediante a emissão de recomendações negativas. A redução da adesão ao instrumento, especialmente após as flexibilizações das medidas não farmacológicas, indisponibilidades pontuais do sistema e o desconhecimento dos protocolos institucionais estão entre os maiores desafios para a operacionalização do Sistema de Triagem.

Conclusões e/ou Recomendações
O instrumento é uma ferramenta prática cuja eficiência enquanto ação mitigadora do risco de transmissão da doença na Universidade está atrelada à sua utilização de forma consistente e ao envolvimento de toda a comunidade. Portanto, ações de divulgação permanente do instrumento associadas à práticas colaborativas individual e coletivas contribuem para a retomada e manutenção segura das atividades acadêmicas presenciais em tempos de pandemia.