Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC5.24 - TELEMONITORAMENTO E TRABALHO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

40251 - TELEMONITORAMENTO DE CASOS DE TUBERCULOSE EM MANAUS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DANIEL SOUZA SACRAMENTO - SEMSA MANAUS, DINAH CARVALHO CORDEIRO - SEMSA-MANAUS, JULIANA BARROS DA CUNHA - SEMSA-MANAUS / UFAM, ALEXANDRA DE FREITAS COSTA - SEMSA-MANAUS/ FUHAM, FRANCIELLE DE LUNA SOUTO - SEMSA-MANAUS, JACKELINE ALVES GALDINO - SEMSA-MANAUS, JOSIVALDO MARTINS DA SILVA - SEMSA-MANAUS, MARCIO AURÉLIO DOS SANTOS ALENCAR - SEMSA-MANAUS, JAIR DOS SANTOS PINHEIRO - SEMSA-MANAUS/ FVS-AM/ PPGMT-UEA


Período de Realização
A data de início: novembro de 2020. Não há data de término definida.

Objeto da experiência
Relato do processo de implantação da plataforma de telemonitoramento de casos novos de tuberculose (TB) em Manaus durante a pandemia da COVID-19.

Objetivos
Descrever a implantação da plataforma de telemonitoramento de casos novos de tuberculose (TB) em Manaus e os resultados parciais alcançados pela estratégia.

Metodologia
Desenvolveu-se plataforma em ambiente Web que agrega base de dados resultante do relacionamento entre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e o Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC). Semanalmente são exportados os casos novos de TB residentes em Manaus, com dados de identificação e clínicos decorrentes do Sinan. Os operadores realizam contato telefônico a cada 15 ou 30 dias com o objetivo de identificar fatores que possam dificultar a adesão ao tratamento.

Resultados
De novembro de 2020 a maio de 2022 foram incluídos 2.097 pacientes para acompanhamento, destes 994 estavam em monitoramento até 31/05/2022. Dos 1.102 pacientes com monitoramento concluído, 460 (41,7%) receberam até 2 ligações com sucesso, 259 (23,5%) de 3 a 5 ligações e 383 (34,7%) 5 ou mais ligações. 366 (17,4%) pacientes saíram do monitoramento devido telefone incorreto/inexistente. 98 (8,9%) pacientes foram encerrados por abandono ao tratamento durante o monitoramento.

Análise Crítica
O principal objetivo do telemonitoramento consiste na complementaridade e auxílio às unidades de saúde no manejo e vigilância da TB para melhoria dos indicadores de desfecho do tratamento. Considerando que, em 2021, a proporção de abandono entre casos novos, todas as formas, em Manaus foi 18,7% e entre os casos acompanhados pelo telemonitoramento a proporção de abandono foi 8,9% no período analisado, a estratégia demonstra potencialidade para mudanças significativas nos indicadores do município.

Conclusões e/ou Recomendações
A estratégia se configura como uma tecnologia leve de cuidado e possibilita a replicação em outros cenários. Torna-se imprescindível a avaliação metodológica e sistematizada dos efeitos da intervenção no nível dos indivíduos em tratamento de TB e nos respectivos indicadores municipais de controle da doença, de forma a avaliar os possíveis benefícios da intervenção em relação aos custos para sua implantação/manutenção nos serviços do SUS.