24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC5.23 - NEGACIONISMO, DESINFORMAÇÃO E RESPOSTAS À COVID-19 |
44502 - “VACINA PARA TODOS!!!” A SAÚDE DIGITAL NO ENFRENTAMENTO À COVID-19 E A AMPLIAÇÃO DO ACESSO ÀS VACINAS CONTRA A COVID-19 EM UMA UBS DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ ADEMAR MAIA FILHO - URCA, VALDILIA RIBEIRO DE ALENCAR ULISSES - URCA, FERNANDA RIBEIRO DA SILVA - URCA, PEDRO VICTOR LANDIM RIBEIRO - URCA, VERA LÚCIA SOARES E SILVA - 20ª ADS CRATO, ANDREA MARIA CASADO MARQUES - 20ª ADS CRATO, ANNA FLORENÇA ARAUJO PINHO - 20ª ADS CRATO
Período de Realização Entre março e dezembro de 2021.
Objeto da experiência Gestão Social em Saúde e atendimento da população a partir do Cadastro Estadual de Vacinação contra Covid-19, na Plataforma Saúde Digital do Ceará.
Objetivos • Otimizar o cadastro de pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão digital na Plataforma Saúde Digital do Ceará, para acesso à vacinação contra à COVID-19;
• Relatar a vivência com o Cadastro Estadual de Vacinação contra Covid-19 na perspectiva da gestão social e governança em saúde.
Metodologia Fundamenta-se em um relato de experiência sobre o processo de vacinação contra a COVID-19 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Crato/CE, mediante: Mapeamento de microáreas com vulnerabilidade social; Busca/Escuta Ativa da População; Atendimento e Tira Dúvidas; Inclusão das pessoas excluídas digitalmente; e, Cadastro, Agendamento e Monitoramento da aderência à campanha e taxa de abandono. Foi essencial a realização de Educação em Saúde, esclarecendo a importância estratégica da vacinação.
Resultados Utilizou-se como parâmetro para levantamento da demanda: Critérios de campanha do município; Situação de vulnerabilidade social; Dificuldade de acesso à computadores, internet e seus recursos. Atendemos 656 pessoas que se enquadravam em situação de vulnerabilidade moderada/alta e exclusão digital. 36% da população atendida se enquadrava em ambas as situações. 53% estavam em situação de vulnerabilidade moderada, 5% eram acamadas ou com dificuldade de locomoção. 6% eram exclusas digitalmente.
Análise Crítica O Projeto “Vacina para Todos” foi desenvolvido pela equipe de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e apoiada pela equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família da UBS, viabilizando o acesso à campanha de vacinação contra a COVID-19. A gestão em saúde exige tomada de decisões através de combinação dos recursos disponíveis, aprimorando o funcionamento das organizações, estimulando ações eficientes, eficazes e efetivas (COSTA FILHO et al., 2021).
Conclusões e/ou Recomendações A gestão social em saúde, foi importante para delinear um plano de ação, garantindo que a Plataforma Saúde Digital proposta no Plano de Operacionalização para a Vacinação Contra COVID-19, fosse acessível à população mais vulnerável e excluída digitalmente, promovendo a participação e inclusão social, trilhando a integração e universalização da imunização na rede de atendimento, tornando-se um dos legados advindos da pandemia da COVID-19.
|