Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC5.23 - NEGACIONISMO, DESINFORMAÇÃO E RESPOSTAS À COVID-19

41691 - OUVIDORIA DO SUS (OUVSUS) E MANIFESTAÇÕES SOBRE COVID-19: UM RELATO SOBRE REGISTROS DOS PAINEIS DE INDICADORES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NA PANDEMIA
MICHELLE FERNANDEZ - IAM-FIOCRUZ/UNB, GUILHERME OTÁVIO FIGUEIREDO GRILI - MINISTÉRIO DA SAÚDE, GARIBALDI DANTAS GURGEL JÚNIOR - IAM-FIOCRUZ, RAFAEL DA SILVEIRA MOREIRA - IAM-FIOCRUZ/UFPE, DOMÍCIO AURÉLIO DE SÁ - IAM-FIOCRUZ


Período de Realização
Entre 01 de janeiro de 2020 e 31 de maio de 2022


Objeto da experiência
Abrir um canal de diálogo entre a população brasileira e o SUS durante o contexto de emergência sanitária ocasionado pela pandemia da COVID-19


Objetivos
A OUVSUS é parte da Rede Nacional de Ouvidorias do SUS (RNO/SUS), composta por ouvidorias interligadas que funcionam de forma descentralizada. Neste sentido, esta apresentação tem como objetivo apresentar a experiência da OUVSUS no registro das manifestações da população sobre COVID-19.


Metodologia
No marco da parceria entre o Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz e o Ministério da Saúde (TED 192-2019), tratamos de analisar as manifestações da população sobre COVID-19. Para isso, analisamos os Paineis de Indicadores do Ministério da Saúde. Foram analisadas a classificação por tipo (reclamação, solicitação, denúncia, informação, elogio, sugestão) e meio de atendimento (telefone, formulário web, e-mail, pessoalmente, outros); tempo de resposta; assunto e sub assunto.


Resultados
Entre janeiro de 2020 e maio de 2022, a RNO/SUS cadastrarou 219.135 manifestações sobre COVID-19. Dessas demandas, 86% foram respondidas aos usuários. O tempo médio de resposta foi de 61 dias. Os principais meios de atendimento foram telefone (48,8%) e formulário web (30,7%). Entre os tipos de manifestações, predominaram reclamação (32,3%) e denúncia (25,0%). E os destaques de assuntos foram vigilância em saúde (50,9%) e gestão (40,2%). Entre os sub assuntos o destaque foi vacinação (30,4%).


Análise Crítica
A OUVSUS é um espaço estratégico de interlocução entre cidadão, rede pública de saúde e Ministério da Saúde que tem como missão facilitar o acesso dos cidadãos aos instrumentos de participação na gestão e na defesa de seus direitos. Neste sentido, ter um canal de comunicação entre gestão da saúde e população durante a emergência sanitária é algo muito importante. É extremamente positivo a alta porcentagem de respostas às interações, no entanto, seria desejável um tempo de resposta mais curto.


Conclusões e/ou Recomendações
Os principais assuntos demandados pelos usuários (proteção e promoção da saúde; doenças de notificação compulsória e vacinação; demandas sobre vacina, entre outros), demonstram a importância da manutenção e ampliação da Ouvidoria Geral do SUS como canal de comunicação. Nesse sentido, os painéis de dados demonstraram ser uma potente ferramenta de gestão e de acesso à informação, sendo recomendado sua utilização.