24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC5.23 - NEGACIONISMO, DESINFORMAÇÃO E RESPOSTAS À COVID-19 |
39590 - COMVIDA HD: COMUNICAÇÃO EM SAÚDE DE MANEIRA DINÂMICA E CONFIÁVEL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 THIAGO HENRIQUE DA SILVA BRITO - UFPE, SONIA CRUZ RIASCOS - UFPE, ALINE SANTANA DO NASCIMENTO PEREIRA - UFPE, GABRIELA LAIZA CANDIDO DA SILVA - UPE
Apresentação/Introdução O COMVIDA-HD surgiu com o propósito de congregar esforços em prol da disseminação de conteúdos com confiabilidade, cientificidade e(ou) expertise, envolvendo docentes, discentes de graduação e pós-graduação, como também pesquisadores e profissionais liberais, egressos e a participação de convidados especialistas que contribuem com informações de relevo para a comunidade engajada.
Objetivos Apresentar o projeto COMVIDA HD que teve por finalidade maior o desenvolvimento de solução tecnológica em ambiente digital para acesso à informação em saúde e temas correlatos, de forma segura e confiável.
Metodologia O presente relato é de natureza descritiva visto que objetiva narrar principais atividades do Projeto COMVIDA-HD. Para o desenvolvimento do Projeto, realizou-se o planejamento em duas etapas: 1. a criação da solução tecnológica, iniciada com a ideação e o desenho do projeto, passando pela construção, incluindo a coleta dos dados e todas as etapas necessárias para lograr a disponibilização do produto; e 2. a alimentação da solução com conteúdos sob os critérios pré-definidos para divulgação, incluindo a coleta/elaboração, seleção/triagem, contextualização, organização, modelagem, atualização no banco de dados, publicação, monitoramento e interação com os usuários.
Resultados Desenvolveu-se 03 produtos: Portal de Informações, ChatBot e uma conta no instagram. Para indexação desses espaços foram estruturados 87 posts, agrupados tematicamente em séries. Ressalta-se a construção de recursos acessíveis através da #pracegover que possibilita a descrição dos conteúdos disseminados para pessoas cegas. O Instagram do Projeto foi lançado em 18 de maio de 2020 e a primeira publicação abriu as atividades de publicidade do Projeto junto ao público externo. Todos os conteúdos a partir da primeira publicação passaram a ser moldados de acordo com a interação dos usuários, bem como com a necessidade informacional. Conteúdos foram produzidos em linguagem natural e dinâmica.
Conclusões/Considerações O projeto atuou de forma inclusiva no fomento as Humanidades digitais, como uma somatória de campos de pesquisa humano-sociais que ao serem considerados como parte de um sistema tecnológico ou digital podem implicar em alterações do arcabouço, dos fundamentos e das sistemáticas que os contemplam, ampliando acessos e facilitando uma comunicação segura e confiável meio as fakenews que assolaram as mídias sociais durante a pandemia.
|