24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC5.22 - RESPOSTAS À PANDEMIA DE COVID-19: ATENÇÃO HOSPITALAR E APOIO MATRICIAL |
39296 - O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COVID-19 NO ÂMBITO DA ATENÇÃO HOSPITALAR NO SUS DÉBORA MOURA PASSOS - ISC/UFBA, LAISE R. ANDRADE - ISC/UFBA, THADEU B. SOUZA SANTOS - UNEB, JOSEANE APARECIDA DUARTE. - ISC/UFBA, FANNY ALMEIDA WU - UNEB, JULIANA DOS SANTOS OLIVEIRA - ISC/UFBA, ISABELA CARDOSO M. PINTO - ISC/UFBA
Apresentação/Introdução Desde 2020 o enfrentamento à pandemia de Covid-19 tem sido preocupação dos gestores da saúde, exigindo rápida adaptação e ampliação da oferta de serviços. Planos de Contingência nos Níveis Nacional, Estadual e Municipal foram elaborados no Brasil. Na Atenção Hospitalar, os Planos estruturaram o planejamento das ações, suscitando ampliação de leitos de forma ordenada e integrada a rede de atenção.
Objetivos Analisar a implementação das ações de enfrentamento à Covid-19, concernentes à Atenção Hospitalar no SUS, constantes nos Planos Estaduais de Contingência das cinco regiões brasileiras.
Metodologia Análise dos Planos de Contingência nacional, estaduais e do DF e dos marcos normativos da pandemia. Em seguida, foram selecionados 5 estados e suas capitais, em cada região brasileira, tomando como referência as fases do Ciclo da Política Pública (Kingdon, 2004). Foram realizadas 15 entrevistas com gestores de referência federal, estaduais e municipais da Vigilância em Saúde, Atenção Hospitalar e diretores de Hospitais de Referência Covid-19. Os dados foram sistematizados conforme os 4S recomendados pela OMS: infraestrutura, insumos, pessoal e sistema. Além dessas categorias analíticas, emergiram das entrevistas: modelos de gestão e gestão do trabalho e educação.
Resultados A infraestrutura foi marcada por reformas para abertura de novos leitos UTI, implantação de hospitais de campanha, contratação de leitos privados e aproveitamento dos HPPs existentes. Sobre os insumos, dificuldades na compra de grandes quantidades de materiais e medicamentos foram agravadas pelo atraso na entrega, baixa qualidade e dependência de importação. Na gestão do trabalho houve intensificação dos riscos e alto empenho das equipes, apesar do trabalho intenso e precário com profissionais inexperientes e na Gestão da Educação ocorreu qualificação acelerada de equipes para atuação nas UTIs. Os hospitais apresentaram diferentes Modelos de Gestão: direta e indireta como OS, Fundação e PPP.
Conclusões/Considerações A pandemia impôs a necessidade de inovações e flexibilidade, especialmente nas relações entre gestores e trabalhadores e entre estes, usuários e familiares, no âmbito hospitalar. Observou-se mudanças no cuidado; organização do trabalho em equipe; redesenho da estrutura do hospital; inovações na gestão da informação e comunicação nas SES e SMS; e revelou a vulnerabilidade do Complexo Econômico Industrial da Saúde do Brasil na produção de insumos.
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