Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC5.21 - REDES DE APOIO, PERCEPÇÕES E INOVAÇÕES EM TEMPOS DE COVID-19

41728 - OS FATORES QUE INFLUENCIAM A ADOÇÃO DE MEDIDAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA - COMPREENDENDO A COMUNICAÇÃO SOB O OLHAR DO USUÁRIO
NATASHA RIBAS DE FIGUEIREDO ORTIZ ABREU - UFPB, ANDRÉ LUÍS BONIFÁCIO DE CARVALHO - UFPB


Apresentação/Introdução
A pandemia do coronavírus representa o maior dos desafios sanitários da atualidade. As ações de educação em saúde junto a população para corresponsabilização no controle efetivo da pandemia são essenciais. Dessa forma conhecer as medidas de prevenção e a maneira como elas foram incorporadas pela população no enfrentamento da doença são necessárias para a Estratégia de Saúde da Família.

Objetivos
Analisar como a população dos territórios de abrangência da APS percebe e traduz em práticas do cotidiano, nos âmbitos individual, familiar e coletivo, as medidas de prevenção e controle da COVID-19, no município de Nísia Floresta-RN.

Metodologia
Estudo observacional transversal, parte de um estudo multicêntrico em parceria do PROFSAÚDE, Fiocruz e ABRASCO. A coleta dos dados aconteceu de agosto a outubro de 2021, tendo sido aleatória (n=14) de famílias participantes da etapa quantitativa do estudo, nos quais foram realizadas entrevistas de forma presencial ou por telefone, gravadas em áudio, seguindo o critério de saturação. Após a etapa de transcrição foram elaboradas linhas de comando em um arquivo de texto do software LibreOffice© 6.3.3, no qual as transcrições foram organizadas para utilização do Software IRaMuTeQ 0.7 alpha 2.

Resultados
O corpus acerca da opinião sobre a pandemia da COVID-19 foi formado por 14 textos (entrevistas) e dividido em 207 segmentos de texto (ST), em que ocorreram 1.261 palavras distintas, sendo 167 segmentos (80,68%) considerados na Classificação Hierárquica Descendente (CHD), os quais foram distribuídos em 9 classes. As 9 classes geradas acerca da opinião sobre a pandemia foram: Aspectos Gerais da Pandemia; Cuidados Individuais; Cuidados Coletivos; Aproximações e Distanciamentos; Pontos Positivos e Negativos; Ações e Inércia dos Governos; Informações e Desinformações no Combate ao Coronavírus; Acompanhamento dos Serviços de Saúde; Fragilidades no Combate à Pandemia.

Conclusões/Considerações
Os achados apontam o impacto da comunicação em saúde no contexto da pandemia como ponto central, favorecendo ações de prevenção e controle da COVID-19 adaptadas ao contexto e necessidades locais. Este trabalho traz as várias nuances que a pandemia refletiu na vida dos indivíduos e da comunidade no que concerne a influência da disseminação e adoção das medidas de prevenção e controle da COVID-19.