Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC5.19 - MOBILIZAÇÃO SOCIAL E SOLIDARIEDADE: RESPOSTAS NA PANDEMIA DE COVID-19

42463 - PROJETO FORTALECENDO REDES: MAPEAMENTO COLABORATIVO DE INICIATIVAS DE SOLIDARIEDADE ATIVA E REDES TERRITORIAIS DE CUIDADO NO ENFRENTAMENTO À COVID-19 NA BAIXADA SANTISTA
ANDRÉ DALBEN - UNIFESP BAIXADA SANTISTA, EMÍLIA AMÉLIA PINTO COSTA RODRIGUES - UNIFESP BAIXADA SANTISTA, STELLA MARIS NICOLAU - UNIFESP BAIXADA SANTISTA, SIMONE APARECIDA RAMALHO - UNIFESP BAIXADA SANTISTA, LIA THIEME OIKAWA ZANGIROLANI - UNIFESP BAIXADA SANTISTA


Período de Realização
O relato de experiência aborda projeto de extensão iniciado em maio de 2020 e ainda em execução.

Objeto da experiência
Construção de um mapa colaborativo e público, das iniciativas assistenciais e de solidariedade ativa nos municípios da Baixada Santista na pandemia.


Objetivos
Divulgar as iniciativas assistenciais e solidárias em funcionamento na pandemia de COVID-19 e fomentar a interlocução entre lideranças comunitárias, iniciativas mapeadas e serviços públicos, buscando possibilidades de ações compartilhadas, coletivas e sobretudo em redes territoriais.


Metodologia
O levantamento de dados do mapa foi feito por formulário online preenchido pelos responsáveis das iniciativas. O documento abrangia 14 questões e foi divulgado em sites e listas de e-mails da universidade, assim como por professores e estudantes inseridos em projetos de ensino, pesquisa e extensão, profissionais de saúde e assistência social, movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada. O mapa foi criado com a plataforma Google My Maps e disponibilizado no site da universidade.


Resultados
As iniciativas levantadas foram separadas em duas categorias: as que prestavam serviços de forma online e alcançavam a Baixada Santista e as com ofertas presenciais, que tinham endereço físico. Ao longo do projeto, o número de iniciativas presenciais girou em torno de 39 e o de iniciativas online 45. As iniciativas foram divididas também em subcategorias, como apoio emocional, acesso à alimentos, máscaras e EPI, materiais de higiene e limpeza etc. O mapa alcançou cerca de 2.600 visualizações.


Análise Crítica
A criação do mapa respondeu uma demanda regional, não só pela quantidade e diversidade de iniciativas, mas também pelo número de visualizações. Revelou a existência de iniciativas pontuais e isoladas, que com o fomento do projeto puderam se conhecer e ter a possibilidade de articular-se entre si, com a comunidade e com os serviços em cada território. Evidenciou a potência da organização popular e a fragilidade das políticas públicas negligenciadas para o amparo às populações mais vulneráveis.



Conclusões e/ou Recomendações
O projeto Fortalecendo Redes foi uma resposta da universidade pública às desigualdades sociais intensificadas durante a pandemia de COVID-19. A criação do mapa, como uma das estratégias para o fortalecimento de redes territoriais de cuidado, envolvendo trabalhadores do SUS e do SUAS, sociedade civil organizada, entidades socioassistenciais, lideranças comunitárias e movimentos sociais, permitiu reafirmar nosso compromisso com a sociedade.