23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC5.17 - PLATAFORMAS E RECURSOS NAS RESPOSTAS À COVID-19 |
43368 - COVIVE SOCIAL - UMA PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL ENTRE O SERVIÇO SOCIAL HOSPITALAR E AS FAMÍLIAS NO CONTEXTO DA COVID-19. LUCÉLIA GÓIS DE OLIVEIRA - FIOCRUZ CEARÁ, DEIVITH OLIVEIRA - FIOCRUZ CEARÁ E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ONDINA MARIA CHAGAS CANUTO - FIOCRUZ CEARÁ E HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA, HELAINE APARECIDA MAIA - HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA E FIOCRUZ CEARÁ, IVANA CRISTINA DE HOLANDA CUNHA BARRETO - FIOCRUZ CEARÁ E HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA, VANESSA CACAU - FIOCRUZ CEARÁ, CLAUDIA PERNENCAR - ICNOVA—INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO DA NOVA, FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, PORTUGAL; LIDA – LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO EM DESIGN E ARTES DO POLITÉCNICO DE LEIRIA, PORTUGAL, INGA SABOIA - UFC VIRTUAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, BRAZIL DIGIMEDIA – CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÉDIA DIGITAIS E INTERAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO, PORTUGAL, LUIZ ODORICO MONTEIRO DE ANDRADE - FIOCRUZ CEARÁ E FACULDADE DE MEDICINA DE SOBRAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Apresentação/Introdução Durante a pandemia da COVID-19, pacientes com e sem Covid-19 foram admitidos nos hospitais sem acompanhantes, e as visitas foram suspensas, gerando insegurança e sofrimento. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), apesar de esforços da gestão e profissionais, que utilizaram ferramentas genéricas para comunicação com as famílias, estas iniciativas não foram bem sistematizadas e documentadas.
Objetivos Construir uma solução em saúde digital para viabilizar a comunicação entre o Serviço Social, e demais equipes multiprofissionais, do HGF, e as famílias de pacientes hospitalizados, em especial que estejam em isolamento.
Metodologia Através de um estudo etnográfico conduzido no HGF, por meio de observação direta, foi possível conhecer a rotina e demandas do Serviço Social no contexto da pandemia. Pretendeu-se também observar quais eram os perfis de usuários e as suas práticas conscientes e inconscientes de informação e comunicação dentro da jornada do paciente no contexto hospitalar da pandemia de COVID-19. Realizaram-se igualmente entrevistas com familiares e/ou responsáveis pelos pacientes internados neste hospital. Utilizou-se a análise de conteúdo temática para atingir os significados manifestos trazidos pelos familiares e/ou responsáveis.
Resultados Os resultados do estudo etnográfico permitiram os principais alinhamentos para a construção do protótipo funcional do CoVive Social, definindo os seguintes itens que o sistema deve conter: (a) Informações sobre a jornada do paciente do HGF; (b) Área de gestão de videochamadas com familiares; (c) Perfil humanizado do paciente; (d) Conteúdos e orientações de acesso a direitos sociais; (e) Gestão da solicitação de laudos e atestados. Para desenvolvimento do módulo com informações sobre a jornada do paciente, bem como o do perfil humanizado, será necessário construir a interoperabilidade com o Sistema de Acessos e Acompanhantes do HGF. A segurança e privacidade dos dados deverão ser garantidas.
Conclusões/Considerações Iniciou-se o desenvolvimento da solução CoVive Social por meio de um estudo qualitativo, com a caracterização do processo de trabalho dos assistentes sociais e as dores de pacientes e famílias. Os resultados permitiram o alinhamento sobre as principais funcionalidades que a solução deve conter, de forma a propiciar informação atualizada sobre o paciente aos seus familiares, comunicação humanizada, acesso a documentos e informações sobre direitos.
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