23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC5.17 - PLATAFORMAS E RECURSOS NAS RESPOSTAS À COVID-19 |
40310 - GO.DATA: SOFTWARE SUSTENTÁVEL PARA MONITORAMENTO DE CASOS E RASTREAMENTO DE CONTATOS FELIPE LOPES VASCONCELOS - TÉCNICO OPAS
Período de Realização 2020 até atualmente
Objeto da experiência O objeto da experiência consiste em trazer a estratégia do rastreamento de contatos sendo realizada por tecnologia sustentável e escalonável no Brasil.
Objetivos Possibilitar estratégias de implementação com o Go.Data para o monitoramento de casos e o rastreamento de contatos a fim de responder de forma oportuna à emergência em Saúde Pública da Covid-19 e outros agravos nos municípios do Brasil
Metodologia O trabalho consistiu no estudo do manual de usuário do Go.Data disponibilizado pela OMS para o conhecimento e a utilização da ferramenta.Após o estudo do manual e aprendizado sobre a operacionalização do software, foram iniciados testes em surtos dos programas sem a utilização de dados nominais. Em seguida, foram realizadas capacitações online e presenciais para diversos públicos como: profissionais de saúde, estudantes, professores e interessados.
Resultados Atualmente já foram treinadas mais de 400 pessoas para utilização da ferramenta. Após as implementações, foi observado que Go.Data se difere e se destaca no monitoramento de casos e rastreamento de contatos, uma vez que o sistema também possui uma API (Interface de programação de aplicações) aberta e de fácil uso, facilitando bastante a integração de sistemas e também com um enorme potencial de transformação no sistema da saúde.
Análise Crítica Atualmente afirmamos que a ferramenta gratuita Go.Data pode ser uma opção para os territórios de saúde para uma melhor qualidade de dados e a visualização da estratégia de rastreamento de contatos. Outro ponto a destacar, é que o software possibilita o fortalecimento da atenção primária em saúde, isso é, todas as ações realizadas pelas equipes de saúde podem ser visualizadas em um painel de controle automático.
Conclusões e/ou Recomendações Observado que o rastreamento de contatos é uma estratégia primordial para a interrupção das cadeias de transmissão e mesmo tendo relatos antigos a respeito, devido a pandemia da Covid-19 apresenta crescente pesquisas e artigos publicados a respeito da sua importância e execução também em outros agravos.
|